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Projeto de Consultoria Executiva é lançado pela Seges; proposta teve participação da ANESP

Em reunião virtual realizada na manhã da terça (18), a Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia lançou o Projeto Piloto de Consultoria Executiva. O evento contou com a participação da secretária-adjunta da Seges, Elise Gonçalves, do presidente da ANESP, Pedro Pontual, e da Coordenadora-Geral de Gestão de Carreiras Transversais, Soraya Brandão, que apresentou o detalhamento da proposta. 

O desenho dessa proposta começou ainda em março, quando, em audiência presencial entre dirigentes da ANESP e o secretário da Seges, Cristiano Heckert, discutiu-se o objetivo comum de inovar na gestão da carreira.

Essa questão motivou a ANESP a apresentar à Seges uma proposta inicial de modelo de trabalho baseado em projetos de desenvolvimento da gestão pública, com produtos e prazos definidos. Nas mãos da Seges, o desenho evoluiu para um modelo capaz de reunir gestores governamentais – com alta qualificação técnica e gama ampliada de competências – e líderes da gestão em torno de situações, projetos e políticas que possam causar impactos em curto espaço de tempo. A Administração terá a opção de colocar talentos das carreiras na implementação de projetos estratégicos em diversos órgãos, sem incorrer no modelo de exercício descentralizado.

“A Consultoria Executiva representa um avanço na visão da Administração em relação ao aproveitamento das competências e na mobilidade dos EPPGG’s, que vai além das divisões organizacionais e hierárquicas e passa a considerar a expertise do indivíduo em prol da solução de problemas concretos. A proposta traz outra vantagem que é promover a retenção de servidores públicos talentosos e que estes se sintam mais valorizados”, afirma Pedro Pontual, presidente da ANESP. Ele também destaca a abertura da Seges em ouvir a ANESP e compartilhar o processo de elaboração de novas possibilidades e arranjos dentro do serviço público.

Trata-se de uma inovação do serviço público federal, que buscou inspiração em experiências internacionais de gestão pública, como a canadense, conforme apontado por Soraya Brandão em sua apresentação.

A fase piloto da consultoria executiva selecionará 10 EPPGGs que atuarão na implantação do Programa de Gestão (PGD) – que integra o teletrabalho às modalidades de gestão do serviço público. As inscrições poder ser feitas até o dia 21 de agosto. As etapas de seleção incluem: avaliação do currículo e do mapeamento de competências; entrevista de selecionados; e convite aos aprovados para movimentação para a Seges.

Ao fim do piloto, a Seges busca ter a implementação do Programa de Gestão em até 10 órgãos no prazo de 31 de dezembro de 2020, além da formatação da metodologia da Consultoria Executiva com possibilidade de expansão do modelo para outros tipos de projetos e carreiras.

Acesse aqui para inscrever-se.


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