ANESP

View Original

Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas se reúne em Brasília e define estatuto e novo presidente

Clique aqui e confira o álbum de fotos completo no Flickr da ANESP

A Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas (Fenagesp), em reunião na noite desta quinta-feira (6), aprovou seu estatuto, definiu a composição do Conselho Executivo e do Conselho de Ética e Fiscal e elegeu Eduardo Aires, Presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGestor) como seu novo presidente. O encontro foi realizado na sede do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em Brasília.

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, como Presidente da Fenagesp, presidiu o encontro que foi secretariado pela Ana Paula Vasconcellos, representante da Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio (GestRio). O ex-Presidente da ANESP João Aurélio, primeiro presidente da Fenagesp, atendendo a convite, esteve presente e contribuiu com memórias das reuniões anteriores. Paulo Paiva, Diretor de Assuntos Profissionais da ANESP, e a EPPGG Aline Mac Cord, como colaboradora, também participaram do encontro.

O Conselho Executivo, seguindo o estatuto aprovado consensualmente no encontro, passa a existir com representantes de sete entidades. Três assentos buscam assegurar representatividade regional ao reservar um lugar para entidades do Norte e Centro-Oeste, um para entidades do Nordeste e outro para entidades do Sul e Sudeste. Outros três assentos são definidos pelo voto, sem critérios restritivos. A ANESP, única entidade de caráter nacional, possui assento permanente no Conselho.

Após a definição do Conselho Executivo, o Presidente é eleito por seus membros, que também definem livremente a atribuição de cada um. Também por consenso, foi eleito o Presidente da Fenagesp: Eduardo Aires, Presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGestor).

Desta forma, passaram a compor o Conselho Executivo da Fenagesp, até janeiro de 2019, as seguintes entidades:

Presidente: SindGestor, de Goiás;
Membro Permanente: ANESP, entidade nacional;
Norte e Centro-Oeste: SinteGesp, do Acre;
Nordeste: Agad-PE, de Pernambuco;
Sul e Sudeste: Sindesp-MG, de Minas Gerais;
GestRio, do Rio de Janeiro; e
AGGEMT, do Mato Grosso.

O Conselho de Ética e Fiscal é composto por três entidades, tendo sido eleitas as seguintes entidades:

Adesp-DF, do Distrito Federal;
AGGeb, da Bahia; e
AEPPSP, de São Paulo.

Tanto no Conselho Executivo quanto no Conselho de Ética e Fiscal da Fenagesp os assentos são das instituições, que devem indicar nominalmente o integrante que a representará formalmente. A qualquer tempo, porém, a entidade pode alterar este nome, sem que seja necessária nova eleição.

Participaram do encontro representantes das seguintes entidades:

AEPPSP - Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo
Agad-PE - Associação dos Gestores Administrativos de Pernambuco
AGGeb - Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia
AGGEMT - Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso
ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
GestRio - Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio
Sindesp-MG - Sindicato dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Minas Gerais
SindGestor - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás
SinteGesp - Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e Técnicos em Gestão Pública do Estado do Acre