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Ipea lança indicador que subsidiará ações de gestores para melhorar serviços públicos

Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) traz a visão da população brasileira sobre temas diversos. Primeiro estudo lançado aborda Justiça e Cultura. Segurança pública; serviços para mulheres e de cuidados das crianças; bancos; mobilidade urbana; saúde; educação; e qualificação para o trabalho também serão avaliados

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou na última quarta-feira (17) o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips). O estudo aponta a percepção da população brasileira sobre alguns serviços oferecidos pelo setor público. O objetivo é o de gerar informações que sirvam como subsídio para que os gestores estruturem suas ações de forma mais adequada às demandas da sociedade.

Os primeiros Sips lançados foram sobre a Justiça e a Cultura. De acordo com o indicador, a população está reprovando a justiça brasileira. Na média, a nota geral atingida por este serviço foi de 4,55 em uma escala de zero a dez.

Segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Fábio de Sá e Silva, que apresentou o estudo, a avaliação negativa independe da renda, escolaridade, raça/etnia, sexo e idade, e aborda órgãos como o Ministério Público, a Polícia Judiciária e a Defensoria Pública. Os quesitos mais mal avaliados foram corrupção, rapidez na decisão dos casos e imparcialidade, que receberam respectivamente as notas 0.171.18 e 1.18, em uma escala de zero a quatro.

Já sobre a Cultura, o indicador apontou que 51% dos entrevistados consideram os equipamentos culturais mal situados. Além disso, 71% afirmou que o alto preço cobrado pelos eventos são um obstáculo no acesso à Cultura. Outro dado levantado é de que 56% consideram que existe uma barreira social no acesso aos eventos culturais.

O Sips foi feito com base em entrevistas a 2.770 pessoas residentes em todos os estados no País. Em relação à Justiça, os consultados tinham que responder à pergunta “De zero a dez, que nota você daria para a justiça brasileira?”. Sobre a Cultura, os itens avaliados foram a organização urbana para a prática cultural (percepção sobre os espaços verdes, equipamentos culturais e esportivos, comércio e locais de encontro); as disposições culturais para o uso do tempo (o que a população gostaria de fazer no tempo livre); a oferta cultural (preço, distância, horários, interesse e público); e a frequência com que a população tem práticas culturais.

Outros levantamentos que serão feitos pelo Ipea abordarão segurança pública; serviços para mulheres e de cuidados das crianças; bancos; mobilidade urbana; saúde; educação; e qualificação para o trabalho.

Para fazer o download do estudo sobre a área de Justiça, clique aqui. Já o Indicador sobre a Cultura está disponível neste link.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP, com informações da Agência Ipea.