ANESP

View Original

Esclarecimentos – mudanças no Plano de Saúde Assefaz

As mudanças nos planos de saúde da Assefaz têm gerado uma série de dúvidas em seus clientes. De acordo com esclarecimentos dados por representantes da instituição, essas alterações têm o objetivo de atender ao Estatuto do Idoso, que proíbe a segmentação dos planos oferecidos para pessoas com mais de 60 anos em faixas etárias (61 a 65, 66 a 70, 71 a 75, etc ). A nova faixa única engloba os que têm 59 anos ou mais.

Por um lado, a mudança pode ser negativa para os que têm de 59 a 65 anos, devido à possibilidade de aumento. Por outro, os associados ficam resguardados de reajustes posteriores devido ao limitador de preço - o valor cobrado do idoso deve ser no máximo seis vezes superior ao da faixa de 0 a 18 anos.

Na regra antiga, os reajustes para pessoas com mais de 65 anos costumavam ser muito elevados e inviabilizavam a permanência do aposentado no plano, justamente em um momento em que a cobertura se faz mais necessária. Dessa forma a migração deverá ser vantajosa no médio prazo.

A Assefaz esclarece que os usuários que não estiverem satisfeitos com o novo plano para o qual será transferido têm 60 dias, a contar a partir de 1º de julho, para solicitar sua transferência para outra cobertura, sem nenhum tipo de carência (veja aqui a tabela de equivalência dos planos antigos com os novos). A solicitação deve ser feita diretamente com a entidade.

Os filiados à ANESP que não são clientes da Assefaz, mas tiverem interesse em se tornar também poderão fazê-lo sem carência entre os dias 1º e 30 de julho.

A Assefaz esclarece que a reestruturação dos planos não acarretará na redução da rede de hospitais e clínicas conveniadas. Outras dúvidas e informações mais detalhadas sobre a mudança podem ser obtidas no FAQ produzido pela instituição (disponível neste link), pelo telefone 0800-703-4545 (opção 5) ou pelo e-mail novosplanos@assefaz.org.br.

A ANESP salienta que está à disposição de seus associados de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo link Fale Conosco no site da Associação.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP