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Secretaria de Gestão Pública acelera implantação do Sistema SEI

Foto: Ministério da Defesa do Reino Unido

Clipping: Ministério do Planejamento 

O sistema eletrônico eliminará a tramitação de procedimentos em meio físico

A exemplo do que deverá ocorrer no Ministério do Planejamento, a partir da próxima segunda-feira (9) a Secretaria de Gestão Pública (Segep) intensifica o trabalho das equipes de servidores para colocar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em funcionamento. Foram feitos projetos pilotos nos processos de capacitação e movimentação de servidores. O próximo passo será a digitalização de todos os processos de estrutura e força de trabalho analisados pela Secretaria.

Para o Secretário Genildo Lins, a intenção é abolir, em curto espaço de tempo, o uso do papel em todas as áreas da Secretaria. "Este é o começo do processo de modernização da Segep e que terá como principais efeitos a economia de insumos e respostas mais rápidas aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal", adiantou ele.

Reunido com seus servidores na manhã desta sexta-feira, o secretário informou que o novo sistema contém funcionalidades bastante simples e amigáveis.

O uso do meio digital na produção, trâmite e assinatura de documentos torna mais rápido os fluxos de trabalho, permite o compartilhamento de conhecimentos em tempo real e elimina o uso da documentação em papel, contribuindo para a economia de recursos públicos.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido gratuitamente para as instituições públicas, sob a coordenação do Ministério do Planejamento. O Ministério das Comunicações foi o primeiro a adotar o sistema em todos os seus processos.