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Debates do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos - Metodologia

A metodologia do Congresso Brasileiro dos Gestores Públicos (CBGP) - O Estado para o cidadão já está definida. O evento será realizado entre 17 e 19 de outubro, em Brasília, mas antes contará com um momento preparatório, o pré-congresso, por meio de encontros presenciais e interação virtual, entre os meses de julho e outubro.

Confira abaixo mais detalhes.

Lançamento do Congresso
Com um formato diferenciado, o lançamento será no encontro Cena do Futuro – Venha cocriar o futuro, que reunirá integrantes dos Grupos de Trabalho e demais interessados para interagir e responder a pergunta-chave: “Se você pudesse mudar apenas uma coisa na carreira de gestor público, que mudança seria essa?”

A ideia é deixar os participantes livres para compartilhar opiniões, levantar informações, organizar respostas e indicar os principais desafios enfrentados pelos gestores públicos de carreira. A metodologia, desenvolvida pelo consultor Augusto de Franco, propicia a cocriação dos conteúdos por parte dos participantes, de modo a gerar conhecimento coletivo e compartilhado.

O resultado será sistematizado pelos organizadores do Congresso. Do documento serão geradas 30 perguntas (10 para cada Grupo de Trabalho) que nortearão as próximas interações virtuais e presenciais.

A Cena do Futuro está agendada para 20 de julho, às 16h, na sede da Aner (Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais – SHIS QI 23, Conjunto 13, Casa 19, Lago Sul, Brasília) – entidade parceira da ANESP.

Debates virtuais
Entre julho e a data de realização do Congresso, o debate prosseguirá de forma constante através da plataforma de redes Ning, que já está em desenvolvimento. Ela funcionará como uma rede social congregando: grupos de discussão específicos de cada GT; área para veiculação das notícias sobre o Congresso e avisos da organização do evento; timeline com os registros de todas as atividades realizadas na plataforma; e biblioteca com textos de subsídio para os debates.

As inscrições para os debates virtuais serão feitas pelo hotsite do CBGP, que será lançado em breve.

Cada GT tem um coordenador, responsável por mobilizar os participantes para as discussões online. Confira abaixo os nomes deles.

“Recrutamento, seleção e formação de executivos públicos de carreira” - Jean Alves (Diretor de Estudos e Pesquisas ANESP)

"Governança e estruturação da carreira de executivos públicos" – João Guilherme Granja (Diretor de Assuntos Jurídicos ANESP)

"Gestores públicos de carreira na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas" – Ricardo Vidal (Diretor Administrativo-Financeiro ANESP)

Debates presenciais
Além das discussões online estão previstos três encontros presenciais, em agosto e setembro. Cada um contará com dois momentos específicos no mesmo dia: uma reunião técnica entre os integrantes dos Grupos de Trabalho e um momento político de integração e confraternização.

Carta de intenções
As discussões presenciais e online e os insumos colhidos no evento de cocriação fornecerão elementos para a confecção de uma Carta de Intenções sobre os três temas centrais. A previsão é de que a minuta do documento seja disponibilizada na rede virtual do Congresso em setembro para receber sugestões e emendas. A versão final será apresentada em 19 de outubro, último dia do CBGP.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP