ANESP

View Original

5º episódio conclui série de vídeos que celebram 35 anos da ANESP; assista

A ANESP lança o quinto e último episódio da série de vídeos que celebra seus 35 anos. A presidenta da Associação Elizabeth Hernandes e o diretor Paulo Kliass deram seus depoimentos nesse episódio.

Paulo Kliass relata como foi a resistência contra o desmonte do Estado e desvalorização dos servidores públicos no período de 2016 a 2022, a partir da interrupção do mandato presidencial de Dilma Rousseff, e, posteriormente, com a gestão de Jair Bolsonaro, que demandou um esforço de resiliência da carreira de EPPGG frente à desconstrução de políticas públicas e perseguição de servidores.

Elizabeth Hernandes aponta as perspectivas para a carreira atualmente, com a admissão de novos colegas pelo Concurso Unificado, campanha salarial e o desafio de reconstrução de políticas públicas e requalificação dos serviços prestados à população.

A série de vídeos buscou resgatar os principais marcos da carreira de EPPGG e da Associação ao longo das últimas três décadas e meia pela voz de gestores e gestoras que estiveram à frente das ações nos diferentes períodos.

No primeiro episódio contamos com a participação do EPPGG da 1ª turma e atualmente secretário de Transformação do Estado, Francisco Gaetani. Ele nos relatou como foi a criação da ANESP, em 1989, curiosamente antes mesmo da criação oficial da carreira de EPPGG. Em um primeiro instante denominada CENAP (Centro de Alunos da ENAP), a associação desempenhou um papel fundamental na organização dos então alunos do curso de formação para a aprovação da Lei nº 7.834, de 6 de outubro de 1989, que criou a carreira e os cargos de EPPGG. Assista aqui.

A EPPGG da 2ª turma Regina Luna relatou, no segundo episódio da série, como foram os anos 1990, um período marcado por avanços e recuos para a carreira de EPPGG. Desde a extinção da carreira em 1991, no governo Collor, até a reversão dessa situação com a sua recriação por meio da edição da Lei 8.460, de 17 de setembro de 1992. Depois, com a eleição de 1994 e o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a carreira volta a ser considerada estratégica no âmbito federal e os concursos para EPPGG são reativados. Assista aqui.

Os anos 2000 foram marcados pela valorização das carreiras típicas de Estado, como a de EPPGGs. Quem nos conta como foi esse período no terceiro episódio é a EPPGG da 7ª turma Letícia Bartholo, atual secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD/MDS). Há uma valorização salarial inédita, edição de novos concursos e a possibilidade de atuação em posições de lideranças na nova geração de políticas públicas federais que passam a ser criadas. Assista aqui.

O EPPGG da 3ª turma Trajano Quinhões foi o convidado do quarto episódio e relatou como foi o período seguinte, a partir de 2010. Ele lembra que em 2012, uma longa campanha salarial mobilizou a ANESP e houve o 1º Congresso Brasileiro de Gestores Públicos de Carreira, com a criação da Federação Brasileira de Gestores Públicos de Carreira. Mas o período também foi marcado pelo cancelamento do concurso para EPPGG em 2013. Assista aqui.

Todos os episódios podem ser acessados nessa play list.