ANESP

View Original

No Nexo, EPPGG fala sobre “novos tempos” do Cadastro Único

Foto: Prefeitura de Manaus

Em artigo publicado no Nexo, a EPPGG Letícia Bartholo – secretária de Avaliação, Gestação da Informação e Cadastro Único – apresentou as atualizações que ocorrerão no sistema do cadastro em 2025. Os termos usados por ela para descrever estes “novos tempos” são: integração, agilidade, segurança, formação e inovação.

“Ele [Novo Cadastro Único] inaugura possibilidades de inovações constantes: mais integrações com bases de dados, melhorias nos quesitos perguntados às famílias, sem necessidade de reimpressão de milhares de formulários em papel, elaboração de aplicativo para  atualização cadastral feita pelas próprias pessoas, sem necessidade de comparecimento presencial (claro, isso só para cadastros sem nenhum indicativo de erro e para famílias incluídas digitalmente), melhoria e agilidade na comunicação com a população, e por aí vai”, relata Bartholo. 

Segundo ela, o sistema de inclusão e atualização dos dados das mais de 28 milhões de famílias de baixa renda cadastradas, operado diariamente por mais de 40 mil profissionais em todas as cidades brasileiras, estava parado tecnologicamente desde 2010. “Esse nosso bom velhinho já teve seu tempo e foi muito inovador quando de seu lançamento, mas se tornou obsoleto”.

“Já era tempo, portanto, de colocar de pé um novo sistema, de desenvolver uma mudança estrutural”, afirma. Assim, em janeiro de 2025 serão feitos os pilotos do sistema e da capacitação do Novo Cadastro Único, tal como a migração dos mais de 90 milhões de cadastros do sistema da Caixa para o novo sistema na Dataprev; em fevereiro, será lançada a capacitação para os mais de 40 mil profissionais da rede descentralizada; e, em março, o Novo Cadastro está previsto para entrar em vigor. “O Novo Cadastro Único é uma porta que se abre ao desenvolvimento contínuo e à consequente melhoria de foco dos seus mais de 40 programas usuários em nível federal e milhares de iniciativas públicas nos estados e municípios”, diz Bartholo.

Leia o texto na íntegra.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this social icon list in the original post