ANESP

View Original

Governo propõe 9% de reajuste a partir de maio; entidades avaliam proposta

Foto: Paulo Brunet/ANESP

Na tarde desta sexta-feira (10/03), governo e entidades que representam o funcionalismo federal reuniram-se para tratar do reajuste salarial. Na terceira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que ocorreu no Bloco F, da Esplanada dos Ministérios, o governo apresentou, após pressão das entidades, o índice de 9% de reajuste a partir de maio, com repercussão na folha de pagamentos de junho, e o aumento de R$ 200,00 no auxílio alimentação.

Na mesma reunião, o governo tinha informado o índice 8,4% de reajuste a partir de abril, o que causou frustração do conjunto dos dirigentes sindicais e associativos presentes. Na avaliação deles, este índice representava pouco avanço nas negociações.

Na primeira rodada da Mesa de Negociação, em 16/02, o índice proposto pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, foi de 7,8% a partir de março; 8,5% se fosse a partir de abril; assim como 9% se fosse a partir de maio.

Com anúncio de um reajuste unificado de 9% para todas as carreiras há grande possibilidade de as entidades encerrarem essa etapa emergencial de negociação.

A proposta discutida na Mesa Nacional de Negociação será formalizada pelo governo no início da próxima semana junto às entidades, que debaterão com suas respectivas carreiras. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this content in the original post