Artigo de EPPGG no Nexo aponta a educação integral como resgate para o pós-pandemia
A EPPGG Tassiana Cunha Carvalho e que atualmente trabalha no Ministério da Educação assina o artigo “Educação integral e o resgate pós-pandemia”, publicado no Nexo Políticas Públicas nesta quarta (13).
A pandemia instalada desde 2020 afetou profundamente os ambientes educacionais e seus potenciais. As crianças e adolescentes foram privados de um espaço público social de extrema relevância, que, mirando no aprendizado, complementa a vida do aluno com o direito à alimentação, cuidados de saúde, nutrição, e com um círculo social importante à formação dele como cidadão e profissional.
Um estudo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apresenta o panorama da exclusão escolar no país em razão da pandemia e aponta um retrocesso de quase duas décadas: aos 1,1 milhões de crianças e adolescentes que já não frequentavam a escola em 2019 se somaram outros cerca de 4 milhões de alunos que, segundo a PNAD-Covid 2020, não frequentavam a escola ou não receberam atividades escolares para realizarem em casa na semana anterior à realização da pesquisa.
No texto, a autora aponta alguns estudos e evidências que indicam a expansão e o fortalecimento da educação integral como boas estratégias de resgate dos níveis educacionais impactados pela pandemia.