ANESP

View Original

4º EPPGGs em Diálogo debate gestão por competências e avaliação de desempenho no setor público

A parceria entre ANESP, Fundação João Pinheiro e SINDESP-MG realiza, no próximo dia 5 de agosto, o quarto encontro da série EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas. Reunindo especialistas federais e do Estado de Minas Gerais, a atividade irá debater o tema gestão por competências e avaliação de desempenho no setor público, com um olhar para a carreira de EPPGG.

Na busca por tornar as instituições mais eficientes, sejam elas do setor privado ou público, o desenvolvimento e implementação de diferentes estratégias, métodos, ferramentas e conhecimentos são necessários. Porém, uma peça fundamental e central está sempre presente: as pessoas! É preciso saber os perfis adequados para desempenhar uma determinada função e identificar as melhores formas de selecionar os profissionais, retê-los, desenvolvê-los, motivá-los, avaliá-los e promover seu crescimento constante.

A gestão por competências vem como um instrumento para orientar gestores e instituições a compreenderem quais conhecimentos, habilidades e atitudes são necessárias para a realização de suas missões e para o alcance de suas metas e objetivos. E há a necessidade de ela estar alinhada a uma perspectiva de avaliação de desempenho, garantindo a atualização constante do corpo funcional para a promoção de uma organização eficiente.

O debate acontece enquanto está em curso no Congresso Nacional a tramitação de uma Reforma Administrativa, proposta pelo governo por meio da PEC 32/2020. É levando em consideração esse cenário que algumas questões serão formuladas e respondidas pelos debatedores.

Como desenhar e implementar a avaliação de desempenho? Realmente só será possível avaliar o desempenho dos servidores por meio da Reforma Administrativa ou há mecanismos atualmente disponíveis que permitam sua aplicação? E como fica a carreira de EPPGGs, considerando sua formação e atuação multidisciplinar? Quais as principais competências que esse profissional precisa ter e desenvolver para atuar na construção de um Estado eficiente?

Debatedores

Soraya Brandão

Coordenadora-Geral de Gestão de Carreiras Transversais na Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. É mestre em Administração, bacharel em Comunicação e pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Gestão de Projetos e Marketing. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Governo Federal desde 2006.

Kamila Pagel

Doutora em Administração pela UFMG, linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade. Mestre em Administração pela UFMG. Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2006). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Estado de Minas Gerais. Coordenadora da Assessoria em Projetos de Desenvolvimento de Pessoas da FJP.

Marcus Vinícius Gonçalves da Cruz | moderador 

Pós-doutor pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, pesquisador da Diretoria de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, e coordenador do Programa de Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Sua área de pesquisa abrange, dentre outros, os estudos na área de organizações complexas.

Serviço

Ciclo: EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas

Tema: Gestão por competências e avaliação de desempenho no setor público - um olhar para a carreira de EPPGG

Dia 05 de agosto | Quinta-feira | 19h

Transmissão: Youtube e Facebook da ANESP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this content in the original post