Qual a estratégia de comunicação para o debate da Reforma Administrativa?
A PEC 32/2020, da Reforma Administrativa, enviada ao Congresso pelo Governo Federal impõe a discussão sobre as consequências dessa proposta para o serviço público, os servidores e a população. É fundamental a ampliação desse debate, para que a sociedade entenda os reflexos da PEC no seu dia-a-dia, para que os servidores compreendam as ameaças e para que se forneça insumos para a formação da opinião pública, com potencial repercussão no Congresso.
Nesse sentido, a ANESP propõe o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de comunicação multiplataforma a ser elaborada por empresa contratada. A proposta envolve profissionais da área de TI, monitoramento de redes, redação jornalística e publicitária, produção de arte e vídeo, gestão de redes sociais, gerenciamento de marketing digital e assessoria de imprensa.
Essa atuação em diversas frentes pretende construir uma campanha que se estabeleça como referência no debate da Reforma Administrativa, atuando em site, redes sociais e aplicativos de mensagem.
Na proposta, o site exclusivo para o projeto será alimentado com um repositório de conteúdos relacionados à Reforma Administrativa, como documentos produzidos sobre o tema, artigos e reportagens reproduzidas de outros veículos e matérias e artigos exclusivos produzidos para o site pela equipe contratada e por especialistas convidados. Também está prevista a possibilidade de implementação de um “Placar da Reforma”, que monitore a perspectiva de voto de cada congressista sobre o tema. Para a produção de conteúdos, é necessário o constante acompanhamento da imprensa e monitoramento dos assuntos nas redes sociais. Um trabalho de anúncios no Google e de SEO pretende fortalecer a presença do site no debate.
Nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin), estão previstos a produção de conteúdo multimídia, a realização de lives com debates, a interação com usuários, o gerenciamento de impulsionamentos e a possibilidade de desenvolvimento de automatização de respostas. Os materiais ainda passam para os canais de WhatsApp e Telegram, a serem criados e divulgados.
O contato com a imprensa para divulgação de conteúdos produzidos e prospecção e mediação de entrevistas estão contidos na estratégia.
A campanha trará para a ANESP a possibilidade de agregar valores da carreira de EPPGG a sua imagem, de ocupar espaço no debate público sobre a Reforma Administrativa e tornar-se referência no tema. É uma oportunidade de fortalecer redes de mobilização, diálogo e participação em defesa do Estado, debater e qualificar temas de Estado, como a entrega de serviços públicos à população e o papel do servidor público na garantia dos direitos aos cidadãos/cidadãs.