ANESP

View Original

Carreira de EPPGGs comemora 30 anos de contribuição ao serviço público

No 1º de fevereiro, uma carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) celebrou 30 anos de atuação no serviço público brasileiro. A data marca a posse da primeira turma.

Criada em 1989, no Governo Sarney, pela Lei nº 7.834, uma carreira nasceu no ambiente de debates da recém-criada Constituição, que traz enormes desafios, entre eles, uma necessidade de recuperação da capacidade de governo e de atuação do Estado.

“Uma carreira se confunde com uma história de amadurecimento da nossa democracia e instituições do Estado brasileiro. Ela esteve envolvida com as principais políticas públicas do país nestes últimos 30 anos e mostrou a construção e a utilização desses momentos, com contribuições técnicas relevantes, compondo quadros de lideranças da Alta Administração Federal ”, as quais foram aprovadas pelo presidente da ANESP, Pedro Pontual.

Uma história pela qual ocorreu uma carreira de EPPGGs em três décadas é permitida por avanços e recuos até sua recuperação, integrando os ciclos de gestão governamental ao lado de outras carreiras irmãs. Como dezesseis turmas de EPPGGs que ingressaram pelas doze edições de concursos públicos entre 1987 e 2013, protagonizaram uma trajetória carregada de experiências, reivindicações e incidência no desenvolvimento do Estado e das políticas públicas implementadas no país.

Uma aula inaugural do Curso de Formação na ENAP para o primeiro turma de EPPGGs ocorreu em 11 de agosto de 1988, antes mesmo do previsto na carreira por lei.

“Havia muito trabalho, quase um ano, pressão junto aos congressistas por lei, porque a mesma medida foi editada por meio da Medida Provisória”, gravada por Maria Helena Ribeiro Maier, gestora da 1ª turma.

Ela ainda reconhece as condições individuais dos participantes do concurso, uma vez que o primeiro curso de formação teve duração de um ano e meio, sem que houvesse uma garantia de ingresso na carreira. Ou seja, as pessoas e as famílias mudam de outros estados para Brasília acreditando no processo e com possibilidade de atuação e contribuição para o Estado.

Mais relatórios e debates sobre os desafios enfrentados pela carreira serão trazidos na celebração de 30 anos de atuação dos EPPGGs no serviço público. A ANESP realizou o evento no dia 17 de março, às 18h30, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Seges e a a Enap, local que recebeu e teve contribuição fundamental na formação de todos os gestores e gestoras.