ANESP

View Original

ANESP e Seges assinam Acordo de Cooperação Técnica

Cristiano Heckert e Alex Canuto no momento da assinatura eletrônica do Acordo de Cooperação Técnica Seges-ANESP

A ANESP e a Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia concretizaram, na manhã desta quarta-feira (19), durante o 2º evento de diálogo realizado pela Seges com a carreira de EPPGG em Brasília, a formalização de uma parceria. Foi assinado pelo Secretário Cristiano Heckert e pelo Presidente Alex Canuto um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de incentivar o compartilhamento de informações sobre a carreira e a realização de ações conjuntas entre as instituições

A exemplo da ocasião em que Seges e Ipea firmaram plano de trabalho para EPPGGs, em maio, a assinatura do ACT foi feita digitalmente, pelo SEI, utilizando certificados eletrônicos dos titulares da Secretaria e da Associação. O fato simboliza a digitalização de documentos, processos e serviços que a Secretaria Especial em que a Seges se insere promove na Administração Pública.

Alex Canuto enfatizou o pioneirismo da formalização do Acordo e a relevância que ele terá para ações de integração entre os EPPGGs - "Salvo engano é a primeira vez que temos um termo de cooperação entre ANESP e Seges. (...) Somos uma carreira com essa característica peculiar de estarmos dispersos, em prédios diferentes, então é muito importante manter essa rede pela internet e, também, claro, esses eventos presenciais que a Seges está fazendo. É por isso que conversamos nos últimos meses sobre o Acordo que viemos assinar eletronicamente aqui hoje."

Ressaltando ações que buscam aperfeiçoar a gestão da carreira e a necessidade de manutenção, pelos EPPGGs, de informações atualizadas nos sistemas da Secretaria, Cristiano Heckert comentou sobre o quão oportuna é a oficialização da parceria, no sentido de possibilitar maior eficácia às ações de fortalecimento e divulgação da carreira promovidas pela Associação. "É a partir daí que uma série de ações serão tomadas tanto pela Enap, quanto pela Seges, quanto também pela ANESP, que, podendo nos ajudar na divulgação e no convencimento da carreira de manter esses dados atualizados e tendo acesso a eles, poderá promover publicações, debates, eventos. Enfim, trabalhar em cima desse banco de dados para de fato mostrar para a Administração Pública e para a sociedade as contribuições relevantes que os EPPGGs têm dado nas últimas décadas."

Confira aqui a íntegra do evento (a partir de 14:20 min).

Acordo

Pelos termos do ACT, as partes deverão compartilhar entre si informações que possuem sobre os EPPGGs, a fim de aperfeiçoar a gestão da carreira e de aumentar a efetividade de ações implementadas por Seges ou ANESP junto a esses servidores. Também está prevista a identificação de temas que podem ser objeto de ações conjuntas, como estudos ou eventos, bem como a realização dessas atividades.

O Acordo não gera nenhum tipo de obrigação pecuniária entre as partes. A vigência do Termo é de 48 meses.

Censo e mapeamento de competências

Após a assinatura do ACT, foi dado espaço para apresentação dos resultados do Censo e do Mapeamento de Competências da carreira de EPPGG, feitos pela Seges e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com base em dados disponíveis nos bancos de dados da Administração e em estudo realizado com membros da carreira.

A apresentação sobre o censo foi feita pelo EPPGG Otoniel Gomes, que integra a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Enap. O levantamento aborda questões demográficas dos EPPGGs ativos e de ex-integrantes da categoria, tais como motivos de saída da carreira, tempo de experiência antes do ingresso e percentuais de ocupação de cargos comissionados. Já o mapeamento de competências, cujos resultados foram expostos pela Coordenadora de Carreiras Transversais, a EPPGG Soraya Brandão, evidencia, em diferentes recortes e considerando distintas dimensões, competências que os integrantes da carreira consideram mais relevantes e utilizadas no ambiente profissional, bem como as que eles mais dominam.

A íntegra da fala de Otoniel sobre o Censo pode ser visualizada no trecho do vídeo entre 1:16.50 e 1:43.10. Já a de Soraya está disponível no trecho entre 1:43.10 e 2:11.20.

Os levantamentos serão utilizados pela Seges e pela Enap nas atividades de gestão da carreira e na formatação de oportunidades de capacitação para os EPPGGs. A ideia, conforme exposta nas falas, é que haja atualização dos resultados com periodicidade.