Fonacate inicia 2019 debatendo reforma da previdência; campanha de mídia será lançada em fevereiro
O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniu em assembleia geral extraordinária, nesta terça-feira (22), para definir estratégias para o debate sobre a reforma da previdência. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, representou os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) no encontro.
A intenção do Fórum é mobilizar as afiliadas, servidores públicos e o cidadão brasileiro antes que a proposta do novo governo ganhe as ruas. Para preparar a sociedade e evitar que uma narrativa injusta se perpetue, será realizada campanha de mídia (televisão, rádio e internet) por uma previdência social justa e pela valorização dos servidores públicos.
Outra expectativa das entidades é de manter diálogo aberto e permanente com os novos dirigentes. Para isso, já foram solicitadas, formalmente, reuniões com os principais nomes da nova equipe do governo federal que tem atuado com o tema previdência.
Houve ainda a demonstração de preocupação de algumas lideranças sindicais com a nova estrutura dos ministérios na esplanada. De acordo com os participantes, mais importante do que o nome ou a vinculação a esta ou aquela pasta é que os serviços prestados aos cidadãos não se percam com a nova estrutura.