ANESP

View Original

Impacto do Bolsa Família na decisão de jovens entre estudar e trabalhar é tema do próximo Sexta com Debate

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Sagi/MDSA) promove, nesta sexta-feira (30), a partir das 10h, mais uma edição do Sexta com Debate. Desta vez, o tema é O Impacto do Programa Bolsa Variável Jovem sobre a Alocação do Tempo dos Jovens e a Oferta de Trabalho para Adultos e será apresentado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Miguel Nathen Foguel.

Foguel é doutor em economia, professor agregado da PUC/RJ e pesquisador do Ipea, onde conduz investigações nas áreas de economia do trabalho, avaliação de programas sociais, pobreza e desigualdade no Brasil.

O estudo avalia o impacto da expansão do programa Bolsa Família em 2007 para famílias com jovens entre 16 a 17 anos sobre a alocação de tempo dos jovens e sobre a oferta de trabalho de seus pais. A metodologia de diferenças-em-diferenças foi utilizada comparando as famílias pobres com jovens de 16 anos de idade, com famílias com adolescentes de 15 anos de idade, antes e depois da expansão.

Os resultados mostram que a concessão do benefício teve um impacto positivo e estatisticamente significativo sobre a frequência escolar, ajudando a reduzir o hiato de 25% da diferença da frequência escolar entre as famílias ricas e pobres, e sobre a decisão de jovens para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Não foram encontradas evidências de que o programa teve efeito sobre a oferta de trabalho dos adultos.

Palestra – O Impacto do Programa Bolsa Variável Jovem sobre a Alocação do Tempo dos Jovens e a Oferta de Trabalho dos Adultos
Dia 30 de setembro de 2016 – 10:00
Auditório da SAGI, Bloco A, 3º andar. Brasília - DF
Obs.: Não é necessária a confirmação de presença. 

Sexta com Debate

O evento promove apresentações periódicas de temas de interesse para as políticas sociais feitas por especialistas externos ou internos ao MDSA. As apresentações ocorrem às sextas-feiras, a cada quinze dias, com duração de uma hora seguida de trinta minutos de debate.