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Enap e escola de administração francesa discutem critérios de alocação

De acordo com a Enap, encontro teve foco na reforma promovida pela escola de governo francesa. Servidores que trabalham diretamente com a gestão da carreira de EPPGG participaram da reunião

O projeto de cooperação entre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o governo francês, com o apoio da embaixada da França, resultou em mais um encontro para intercâmbio de experiências. O evento, realizado na sexta-feira (18) na sede da Escola, teve como tema “A Reforma da ENA e a proposta de mudança nos critérios de alocação dos servidores públicos”.

O propósito da reunião foi a troca de conhecimentos na área de formação profissional para a administração pública com o diretor adjunto de Formação da Ecole Nationale d’Administration (ENA), Thierry Rambaud, tendo em vista a reflexão sobre as mudanças dos critérios de classificação final e seus impactos para o curso de formação, alocação inicial e meritocracia.

Participaram do encontro a equipe da Diretoria de Formação Profissional da ENAP e gerentes de projetos das secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), que trabalham diretamente com questões relacionadas aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), entre outras carreiras da administração pública federal.

“Mais do que tudo, o que incentivou esse encontro foi o interesse na inovação do modelo de alocação dos egressos da ENA. Esperamos poder nos inspirar, como sempre, para tornarmos a alocação dos profissionais que saem da Escola ainda mais eficiente e mais eficaz, contemplando não só a necessidade do Estado, mas também o perfil profissional, o desejo das pessoas e o interesse da organização que o recebe”, disse a presidente da ENAP, Helena Kerr do Amaral, durante a abertura.

“A ENA se encontra num período-chave de sua história. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu que a escola conduzisse uma série de mudanças que traduzem a vontade da ENA em se adaptar ao novo contexto de recursos humanos no serviço público”, explicou Thierry Rambaud, que ressaltou ainda o método de alocação dos egressos da escola como o ponto mais emblemático da reforma. Ele destacou outros pontos importantes, como a transformação da governança e modificações no currículo para torná-lo mais individualizado, profissionalizado e prático.

A ENAP e o governo francês desenvolvem há mais de 12 anos uma cooperação regular. O projeto tem contribuído ao fortalecimento institucional da Escola brasileira e à capacitação de dirigentes públicos brasileiros em temas relativos à melhora e inovação da gestão pública. A carreira de EPPGG é um dos pontos mais estratégicos. Criada em 1989, ela se assemelha à carreira de administrador civil do governo francês.

Fonte
Enap – 21 de junho de 2010