ANESP

View Original

Prazo para inscrição no PCLD será prorrogado

Prédio no campus do MIT, em Cambridge Massachusetts. Foto: John Phelan

O Coordenador-Geral de Gestão das Carreiras Transversais, o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Tito Fróes Oliveira Júnior, garantiu que o prazo para inscrições no Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD) referente ao segundo semestre deste ano será prorrogado.

"A minha intenção é de que o prazo para inscrições no PCLD, atualmente previsto para terminar no dia 31 de março, seja prorrogado em três ou quatro semanas”, afirmou Tito Fróes. A definição da data limite ocorrerá após a reunião do Comitê Consultivo da Carreira de EPPGG, que ainda não está agendada.

Ainda segundo o dirigente, não serão recebidos pedidos de afastamento antes de publicada a portaria com as vagas e o novo prazo. Tito adiantou que os critérios de seleção o PCLD desse semestre não deverão sofrer grandes alterações, mas que para o PCLD do primeiro semestre de 2016, deverá haver reformulações. Em contrapartida, afirmou que, já para este PCLD, serão ofertadas vagas para mestrado e doutorado.

PCLD
Programa direcionado aos integrantes da carreira de EPPGG para capacitação em áreas importantes para o governo federal. Por meio dele, os gestores podem se afastar, com vencimentos pagos pela administração pública federal, para cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado no Brasil ou no exterior.

Clique aqui para saber ainda mais sobre o PCLD, inclusive pré-requisitos, documentação necessária e regras gerais.

Entenda o Caso
A antiga gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), veio, ao longo do tempo, diminuindo a oferta de vagas para PCLD, chegando ao ponto de zerar as vagas para afastamento neste primeiro semestre de 2015, cujas regras deveriam ter sido editadas até 30 de setembro de 2014. A nova liderança da Pasta, com o Ministro Nelson Barbosa, o Secretário de Gestão Pública, Genildo Lins, e o Coordenador Geral de Gestão das Carreiras Transversais, Tito Fróes, prometeram dar melhor tratamento ao PCLD, ofertando de imediato vagas para mestrado e doutorado e alterando seu regramento a partir da portaria do PCLD do primeiro semestre de 2016. 


Leia mais

ANESP se preocupa com a cada vez mais minguada oferta de vagas para capacitação de longa duração