ANESP

View Original

ANESP assessora o Fonacate sobre a viabilidade de Fórum virar Confederação

Por iniciativa própria, Associação participa de Comissão Especial que estuda a possibilidade de se mudar o tipo de representação exercida pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado

Desde a última terça-feira (13), a ANESP é uma das entidades que integram a Comissão Especial que estuda a viabilidade de o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) virar uma Confederação. A participação da entidade foi uma proposta apresentada pelo representante da Associação na reunião do Fonacate, o diretor Arthur Phillipe, e foi acatada pelos presentes.

Com isso, a ANESP, junto com a Federação Brasileiras das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e com o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), passa a analisar os requisitos e procedimentos necessários para que o Fórum se transforme em uma Confederação, bem como os benefícios e oportunidades trazidos por essa mudança.

O tema já vem sendo alvo de debates entre os membros do Fonacate. Na última Assembleia Geral da entidade, no fim do mês passado, o assunto foi o ponto central de uma palestra proferida pelo secretário-adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), André Luiz Grandizolli.

A primeira reunião de trabalho do grupo acontece na próxima terça-feira (20).

Outras novidades
No encontro do dia 13 também foi informado que o presidente do Fonacate, José Carlos Cosenzo, deixará o cargo. Sua saída ocorre, pois, de acordo com o estatuto da instituição, “o mandato do presidente é coincidente com o mandato na entidade filiada que representa”. Cosenzo deixou a presidência da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) no último dia 17 de março. O nome do novo presidente do Fórum será definido em sua próxima Assembleia Geral, marcada para 11 de maio.

Outra novidade anunciada na reunião, foi a adesão da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) ao Fonacate. Com isso, o Fórum passa a ter 22 entidades representativas de carreiras típicas de Estado associadas. A lista completa pode ser vista aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP