ANESP

View Original

ANESP apoia parceria entre ENAP e Universidade Columbia

Apoiados pela ANESP, representantes da universidade americana discutem parceria com a ENAP

Ao assumir a Presidência da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Gleisson Rubin enfatizou, em seu discurso, a busca pela "qualidade como princípio fundamental". Na tarde da quarta-feira (11), um grande passo foi dado nessa direção. Com o apoio da ANESP, representada por seu Presidente, João Aurélio, e pelo Diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, membros da Universidade Columbia, de Nova Iorque-EUA, a 13ª melhor universidade do mundo, apresentaram intenção de firmar ampla parceria com a Escola.

“Nós temos certeza de que a capacitação e a qualificação do servidor público é essencial para uma máquina pública mais eficiente e eficaz. Investir nessa parceria é uma forma de colocarmos em prática algumas das missões da ANESP, como de atuar pela melhor formação dos EPPGGs e a de aprofundar o diálogo internacional da Carreira nos âmbitos acadêmico e profissional. Se os demais servidores do Governo Federal e a nossa mãe, que é a ENAP, também podem se beneficiar com isso, tão melhor que assim seja”, avaliou o Presidente João Aurélio.

A introdução da mesa coube ao americano Thomas Trebat e à brasileira Maria Luiza Paranhos, Diretor e Coordenadora do Centro Global da Columbia no Brasil, respectivamente, com as apresentações iniciais. Por eles foram detalhados os planos da instituição americana com os oito Centros Globais fora dos Estados Unidos, os programas dos cursos ofertados e parte do corpo docente e de funcionários da universidade. A intenção do encontro, reforçou Trebat, é de firmar parceria institucional com a ENAP de forma a participar ativamente do processo de qualificação profissional do quadro de pessoal da Administração Pública Federal. 

Clique aqui e saiba mais sobre a Universidade Columbia.

O Diretor Matheus destacou ao Presidente da Escola a qualidade da universidade americana e argumentou que a parceria poderia beneficiar as três partes envolvidas: a ENAP poderia se beneficiar com a experiência e o know-how da Columbia, a Columbia poderia aprender mais sobre o contexto brasileiro com a ENAP e a ANESP poderia beneficiar seus associados, que frequentam a ENAP, com uma parceria que aprimore a qualidade dessa Escola. Para ilustrar, o Diretor citou como exemplo o relacionamento de 50 anos entre a Harvard Business School (HBS) e a escola de negócios espanhola IESE que impulsionou esta última ao topo do ranking da Financial Times nos últimos anos, a frente do MIT e da Universidade Yale. Segundo Matheus, esse tipo de parceria pode ser replicado de alguma forma entre Columbia e ENAP, e, assim como na Espanha, começar com pequenos passos até ganhar, com o tempo, maturidade e profundidade.

O Presidente Gleisson – que recebeu os representantes da ANESP e da Columbia com muita gentileza e simpatia – demonstrou entusiasmo com a proposta. Disse que uma das missões dele no novo cargo é de internacionalizar a Escola e que ter a Columbia sediada no Rio de Janeiro é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Fez ressalvas com relação ao orçamento do ano ainda não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional e relembrou o arrocho fiscal pelo qual o país começa a passar. No entanto, afirmou que a ENAP realiza uma pesquisa, já em fase final, que organiza a demanda por capacitação do Governo Federal e que este trabalho certamente apontará caminhos para que os recursos sejam melhor aproveitados, permitindo ênfase nos mais altos níveis de educação. “Quero que seja comum transitar por essa escola secretários e ministros; brasileiros e estrangeiros”, projetou Gleisson. Ao sinalizar positivamente para a ideia de parceria, o Presidente assegurou que a ENAP se interessa de imediato em aproveitar a vinda de professores da Columbia ao Global Center do Rio de Janeiro para trazê-los a Brasília para ministrarem em eventos da Escola.

Luiz Henrique D’Andrea, Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Escola, recebeu a missão de encontrar caminhos práticos para viabilizar os primeiros passos dessa parceria entre ENAP e Columbia. D'Andrea, que também é EPPGG, trouxe em sua fala várias sugestões pertinentes de cooperação entre as instituições e assegurou que em breve apresentará soluções.

Aline Soares e Pedro Cavalcante, respectivamente Chefe de Gabinete da Presidência e Diretor de Comunicação e Pesquisa da ENAP, também membros da Carreira de EPPGG, participaram da reunião e colaboraram com ideias e sugestões. 

Leia mais

EPPGG GLEISSON RUBIN TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA ENAP 

ANESP SE REÚNE COM UNIVERSIDADE COLUMBIA E SEGEP PARA DISCUTIR POSSIBILIDADE DE PARCERIA

INFO SESSION SOBRE O MESTRADO DA COLUMBIA UNIVERSITY ENCHE AUDITÓRIO DO CADE