ANESP

View Original

Fisco e delegados da PF fortalecem grupo de negociação do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro

Sindicato e Associação dos Auditores-Fiscais e entidade que representa delegados da PF fizeram pré-acordo para trabalhar em conjunto com CG e NF nas negociações salariais. Diretores da ANESP também participaram de reunião do Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais

As carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro do Poder Executivo federal fizeram um pré-acordo com entidades do Fisco e da Polícia Federal para fortalecer o movimento de negociação salarial. Em reunião na manhã da última terça-feira (13), na sede da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), os grupos decidiram trabalhar em conjunto no Executivo e no Legislativo pela valorização dos servidores.

Uma das primeiras lutas será pela retomada imediata das conversas sobre reajuste. Na semana passada, durante a apresentação do novo secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG), Sérgio Mendonça, o governo sinalizou que elas só seriam retomadas em agosto, mas os dirigentes das carreiras querem a antecipação.

Ciclo de Gestão, Núcleo Financeiro, Fisco e delegados da PF também se comprometeram em atuar conjuntamente caso haja a necessidade de realizar mobilizações mais rigorosas de suas bases no futuro.

As carreiras do Ciclo e do Núcleo (gestores governamentais, analistas e técnicos de Finanças e Controle, ACE, Ipea, Banco Central, CVM, Susep e Planejamento e Orçamento) tradicionalmente já negociam em bloco único. A oficialização da integração com o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip) e a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) ainda depende da aprovação das respectivas bases de filiados.

Nesse encontro, a ANESP foi representada pelos diretores Administrativo-Financeiro, Ricardo Vidal, e de Assuntos Profissionais, Afonso Pacifico (à direita e à esquerda na foto ao lado).

Mais negociações
O presidente da ANESP, Trajano Quinhões, e o diretor de Assuntos Parlamentares e Articulação Institucional, Valmir Dantas, participaram ainda, na tarde de ontem, de uma reunião do Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal – grupo de negociação formado em 2011 que reúne 32 instituições representativas de carreiras.

As entidades do CG e do NF haviam debatido no mesmo dia estratégias de atuação dentro dessa frente de negociação, uma vez que nem todos os sindicatos e associações integram oficialmente o Fórum.

Um ponto de consenso entre EPPGGs e demais carreiras parceiras foi a necessidade de enfatizar a defesa aos sete eixos de reivindicações do movimento: reajuste da remuneração; elaboração de uma política salarial permanente; definição de data-base; cumprimento dos acordos e protocolos de intenções firmados pelo governo; fim de propostas de reforma que restrinjam os direitos dos servidores; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; e retirada de projetos de Lei e outras propostas contrárias aos servidores.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP