ANESP participa de evento que debate pontos relacionados ao fortalecimento e valorização dos servidores públicos
O Presidente da ANESP será um dos debatedores no lançamento da Semana Nacional do Servidor Público. O evento, realizado nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, na Fiocruz Brasília, tem o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura de atendimento e serviço ao interesse público com entusiasmo, responsabilidade e efetividade.
O Presidente da Associação participará da mesa de abertura e do debate "Gestão Pública, infraestrutura e cargos comissionados", às 10h15. A programação também conta com apresentações, debates e palestras sobre o projeto da Semana do Servidor Público - organizada pelo EPPGG André Rafael, que idealizou o “Manual de Guerrilha do Servidor Público” -; saúde e qualidade de vida do servidor; governo aberto; o trabalho e o significado de servir ao interesse público; inovação em governo; e o papel do governo e do servidor no desenvolvimento sustentável. Ao final haverá uma apresentação de coral composto por servidores.
Confira a programação:
8h45 - Boas vindas
9h - Abertura
- Wagner Martins (Diretor Adjunto Fiocruz Brasília)
- Renata Holanda (Diretora do Departamento de Políticas da Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor/MPOG)
- João Aurélio (Diretor ANESP)
- Fabio Schiavinatto (Diretor AFIPEA),
- Rogério Galvão [Diretor de Assuntos Profissionais da Associação dos Gestores Públicos do Distrito Federal (Adespdf)]
9h30 - Apresentação do Projeto da Semana Nacional do Servidor Pública 2016
- André Rafael
10h15 - Mesa de Debates "Gestão Pública, infraestrutura e cargos comissionados: mitos, evidências e próximos passos"
- João Aurélio (Diretor/ANESP)
- Cristiano Trein (Analista de Infraestrutura/MME)
- Rogério Galvão (Diretor Adespdf)
11h - Mesa de Debates "Saúde e Qualidade de Vida do servidor: Diretrizes e Casos de sucesso"
- Carlos Cezar (Coordenador Geral de Atenção à Saúde do Servidor/MPOG)
- Selma Roller Quintella (Diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração da Presidência da República)
- UnB (Departamento de Qualidade de Vida) - Angela Ferreira
14h - Mesa de debates "Governo aberto”
- Hugo Giallanza [Portal ARP e Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps)].
14h45 - Palestra "Qual o propósito e o significado de servir ao interesse público?"
- Maria Júlia Pantoja (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios/MPDFT)
15h30 - Palestra "Inovação em Governo”
- Laura Vieira Maciel - Analista em Gestão de Pessoas do Supremo Tribunal Federal e Especialista em Executive e Business Coach
16h15 - Mesa de debates "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e cidades inteligentes: do papel do governo ao papel do servidor"
- Carlos Frees (ABDI)
- Wesley/Mobbe
- Ketlin Feitosa (Assessoria de Gestão Socioambiental do STJ)
Semana do Servidor Público
A realização da Semana do Servidor Público é uma iniciativa que busca incentivar órgãos públicos e parceiros a integrar servidores e cidadãos interessados em aperfeiçoar a gestão para que ela seja mais orientada à sustentabilidade econômica e ambiental e à superação dos problemas sociais. A primeira edição ocorrerá em 2016 e o evento de lançamento desta quarta-feira é uma prévia do que está sendo arquitetado para o próximo ano.
Os órgãos públicos interessados em participar da Semana do Servidor Público em 2016 devem realizar ações relacionadas a pelo menos três dos eixos de atividades elencados pelos organizadores, sendo que ao menos uma deve ser em conjunto com outro órgão público. Os eixos são:
#souServidor - Campanha nas redes sociais.
Servidor Sustentável - Promoção de ações, além da competência institucional, que contribuam para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Vida saudável - Promoção de ações que contribuam paraa qualidade de vida esaúde do servidor em todos os ambientes de seu cotidiano.
Pratas da Casa - Promoção de ações que revelem os talentos dos servidores
Servidor Geek - Promoção de ações que incentivem o uso e o acesso à tecnologia na administração pública, com avanços para a transparência pública, para a eficiência, o acesso, resultados e impactos dos serviços públicos
Gestão de Excelência - Promoção de atividades para fomentar a cultura da excelência, em todas as suas dimensões
Ações de Reconhecimento - Promoção de ações para o reconhecimento de servidores e ações de destaque na administração pública
Ações surpresas - Promoção de ações surpresas para os servidores públicos
Ética, participação cidadã e a função de servir - Promoção de ações para reflexão sobre a importância do conhecimento e prática daética, da participação cidadã e o papel do servidor público
Conhecendo os servidores - Ações para esclarecer sobre as principais funções das carreiras e órgãos públicos.