ANESP

View Original

ANESP se reúne com Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento

Encontro ocorreu no Bloco K da Esplanada dos Ministérios. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Encontro retoma diálogo entre Associação e Ministério do Planejamento, interrompido há mais de 1 ano e meio

Pela primeira vez desde abril de 2013, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) se reuniu com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). O encontro foi na tarde da última sexta-feira (16), com o Secretário-Executivo Adjunto, Guilherme Estrada, seu Chefe de Gabinete, Cleiton Araújo, e o Assessor da Secretaria o EPPGG Cleyton de Moura. Representaram a ANESP o Presidente, João Aurélio, a Diretora de Estudos e Pesquisas, Leila Ollaik, e o Diretor de Comunicação e Divulgação, Matheus Azevedo.

A oportunidade serviu para que os Diretores da Associação reafirmassem a intenção de atuar em parceria com o MP, reforçando o entendimento de que os EPPGGs devem zelar pelo bom funcionamento e imagem da instituição que é a sua casa. A necessidade de diálogo permanente foi ressaltada e reconhecida pelas partes como passo fundamental para que os diversos interesses em comum sejam alcançados. Com os pontos gerais acordados de forma amistosa e profissional, foi pedido à Associação tempo para que o órgão se organize e supere este momento de transição antes que compromissos específicos sejam firmados.

Retomada do Diálogo
Esta foi a primeira reunião entre as partes desde 17 de abril de 2013, quando temas de interesse da Carreira como mobilidade e capacitação estiveram na mesa. Logo em seguida, porém, os editais do PROIM e do concurso público EPPGG 2013 foram publicados, gerando controvérsias e posteriores ações na Justiça. Após isso, apesar dos pedidos de agendamento feitos pela ANESP, sucessivas remarcações e cancelamentos por parte da antiga gestão do Planejamento impossibilitaram encontros, inclusive para que a atual Diretoria da Associação pudesse se apresentar.

Com a alteração no comando da Pasta, realizada no final de 2014 com a chegada de Nelson Barbosa, a relação do Ministério do Planejamento com a Carreira de EPPGG mudou. Bastaram alguns contatos para que o encontro fosse agendado e realizado conforme esperado. Vale listar que nos últimos dias foram nomeados dois associados, Dyogo Oliveira e Genildo Lins, para os cargos de Secretário-Executivo e Secretário de Gestão Pública, respectivamente.


Leia Mais

MUDANÇA: SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA TEM EPPGG COMO SECRETÁRIO

EPPGG DYOGO OLIVEIRA É NOMEADO SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO