ANESP

View Original

Debate sobre novo Sistema de Gestão Pública do Governo Federal lota auditório do Planejamento

See this content in the original post

Evento foi realizado no auditório do Ministério do Planejamento. Foto: Ilkens Souza / MP 

A 9ª edição do Gestão em Destaque reuniu cerca de 600 pessoas, presencialmente e via internet, para discutir e conhecer mais sobre a implementação do Sigepe, o novo Sistema de Gestão Pública do Governo Federal.

A apresentação sobre a experiência foi conduzida pelo Secretário Adjunto de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Mauro Pessoa, que destacou a importância de se implementar um sistema de gestão de pessoas mais moderno e eficiente, que seja automatizado e torne os procedimentos mais rápidos. "O quadro de pessoal é o ativo mais importante da esfera pública e também uma das maiores despesas do governo federal. Isso requer uma ferramenta que dê mais segurança para não haver falhas no processo", afirmou o secretário.

Para o diretor- superintendente do Serpro, parceiro no desenvolvimento e implantação do novo sistema, Gilberto Paganotto, o aspecto mais positivo durante todo o processo foi o esforço e o compromisso da área interessada, o Ministério do Planejamento, para que fosse possível a implementação da ferramenta.

O Sigepe ainda não está operando integralmente. Hoje, está em funcionamento apenas o módulo das Consignatárias, que automatiza todo o processo de cadastramento de empresas que operam com consignação, o Portal de Serviços do Servidor, disponível para acessar contracheque, comprovante de rendimento, agendamento de férias e outras informações, e o Portal de Gestão de Pessoas, destinado aos gestores e operadores da área de recursos humanos.

O novo sistema de gestão de pessoas deverá entrar completamente em operação até o final de 2017.  As perspectivas são de que o Sigepe atenda mais de 18 mil usuários. O público alvo são os profissionais de Recursos Humanos que atuam nas áreas de pagamento em todos os órgãos da administração pública federal.

Em meio aos debates e dúvidas levantadas pela plateia sobre a utilização do sistema, o secretário de Modernização da Gestão, Valter Correia, que também compôs a mesa de apresentação, sugeriu a realização de um fórum de discussão do Sigepe, com transmissão via videoconferência, para vários estados do Brasil. "Essa foi uma ideia que surgiu aqui mesmo, já é um fruto do Gestão em Destaque, mas precisa ser amadurecida", afirmou Valter Correia.

Acesse as apresentações feitas no Gestão em Destaque desta terça-feira.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão