Enap lança cartilha sobre perfil dos servidores públicos federais
Publicação mostra situação atual da força de trabalho na Administração Pública e sua evolução nos últimos dez anos
A Escola Nacional de Administração Pública – Enap lançou a cartilha Servidores Públicos Federais: Perfil – 2013. Integrante da série “Enap Estudos”, que divulga dados sistematizados sobre o serviço público federal, o documento traça um panorama sobre a força de trabalho nos três Poderes da União.
O relatório teve como fonte o Boletim Estatístico de Pessoal, editado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MPOG), e refere-se ao período entre os meses de dezembro de 2002 e de 2012.
O estudo mostra, por exemplo, a elevação do percentual de servidores com alta qualificação. Hoje, 45,9% têm nível superior, 4%, pós-graduação, 6,5%, mestrado e 10,1%, doutorado. Em 2002, o percentual de servidores com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado era de, respectivamente, 42,3%, 3,2%, 4,1% e 4,5%.
Também é apontada uma evolução no acesso das mulheres aos cargos comissionados, especialmente os mais altos. Hoje, 28% dos DAS 5 e 22% dos DAS 6 são ocupados por mulheres. Em 2002, a relação era de 22% nos de nível 5 e 18% nos de nível 6.
Veja a cartilha em versão eletrônica
Fonte
Assessoria de comunicação ANESP