RSP abre chamada de artigos sobre Governança Pública

Editada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Revista do Serviço Público (RSP) abriu chamada pública de artigos para uma edição especial, a ser publicada ao final do primeiro semestre do ano que vem, com o tema Governança Pública. Os interessados têm até 28 de fevereiro de 2020 para submissão dos textos.

Read More
Gerente Geral ANESP
Frente Parlamentar lança estudo contra relatório do banco mundial

Com apoio das entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre elas a ANESP, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público realizou um ato, na manhã desta terça-feira (15), para marcar o lançamento do estudo “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas” e abrir simbolicamente as comemorações pelo Dia do Servidor, celebrado oficialmente em 28 de outubro.

Read More
Informações sobre a missa de sétimo dia de Tito Fróes

A ANESP informa que a missa de sétimo dia do falecimento do EPPGG Tito Fróes (11ª turma) será na próxima sexta-feira (18), às 18h30, na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizada em Brasília, na 908 Norte (próximo ao Uniceub). Ele faleceu na manhã de sábado, por motivo de saúde. O velório e enterro aconteceram na tarde deste domingo (13).

Read More
TV ANESP E-Book traz programa sobre livro de contos e imagens “Retratofalado”

A TV ANESP volta ao na próxima terça-feira (15), 19h, na fanpage EPPGG, com mais um programa da série E-Book. O foco é a obra literária “Retratofalado”, de autoria da EPPGG Mariana Carvalho em parceria com a Promotora de Justiça do MPDFT Danielle Martins e a Juíza do TJDFT Gabriela Jardon.

Read More
Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público lança, na próxima terça, estudo sobre Reforma Administrativa

No próxima terça-feira, dia 15 de outubro, às 9h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público irá lançar o documento “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”, elaborado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Read More
Reforma Administrativa e Previdenciária: ANESP e Fonacate seguem em articulação

A ANESP e demais entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estados (Fonacate) se reuniram em Assembleia Geral, na tarde desta terça-feira (8), para discutir questões relacionadas à reforma administrativa e reforma previdenciária (PEC 06/2019 e "PEC paralela").

Read More
Associados à ANESP podem participar gratuitamente de evento sobre saúde suplementar

Os associados à ANESP têm oportunidade de participar gratuitamente de evento na área de gestão em saúde suplementar. Trata-se do 5º Fórum da Fenasaúde, que acontecerá no próximo dia 24 de outubro, às 8h30, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Read More
ANESP cria conta no Twitter

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) lançou nesta semana uma conta no Twitter (@AnespGestores). O perfil se dedicará a compartilhar noticias e comentários relevantes sobre temas relacionados à administração pública, gestão governamental e formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Read More
TV ANESP E-Book volta ao ar dia 08 com entrevista sobre “Proteção Internacional dos Direitos Humanos"

A TV ANESP volta ao na na próxima terça-feira (08), 19h, na fanpage EPPGG, com mais um programa da série E-Book. O EPPGG Marcelo Varella fala sobre o livro “Proteção Internacional dos Direitos Humanos”, do qual é co-autor.

Read More
Assembleia forma Comissão Eleitoral para ANESP e ANESP Sindical

Está formada a Comissão Eleitoral que conduzirá a próxima eleição para a Diretoria e o sorteio para o Conselho da ANESP e ANESP Sindical. Os associados Aldino Graef, Alex Machado, Amarildo Baesso, Marcelo Nunes e Otoniel Miranda foram selecionados para compor o grupo.

Read More
Realizada entre 4 e 7 de novembro, Semana de Inovação está com inscrições abertas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia (ME), do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais (Flacso), abriu inscrições para a 5° Semana de Inovação. O evento acontecerá entre os dias 04 e 07 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

Read More
Enap realiza edição especial do GNpapo na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (7/10), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará das 10h às 17h, no Campus Asa Sul, uma edição especial do GNpapo, com o tema "De Volta Para o Futuro".

Read More
Comitê Consultivo da Carreira tem nova composição

Foi publicada nesta segunda-feira (30) a Portaria com a nova composição do Comitê Consultivo da Carreira de EPPGG. O normativo incorpora ao grupo os três EPPGGs mais votados na consulta eletrônica realizada pela ANESP entre 02 e 04 de setembro.

Read More
Convocação para Assembleia Geral da ANESP em 1º de outubro de 2019 para Formação de Comissão Eleitoral

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) convoca todos os seus associados a reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (SPO Área Especial 2-A), no Anfiteatro 4, no dia 1º de outubro de 2019, terça-feira, com primeira chamada às 12h, com a presença de metade mais um dos sócios, ou às 12h30, em última chamada, com a presença de qualquer número de sócios, para tratar dos seguintes assuntos:

- Aprovação da ata da Assembleia anterior;
- Formação da Comissão Eleitoral;
- Outros assuntos.

Os associados interessados em participar da Comissão Eleitoral poderão apresentar suas candidaturas à Gerência-Geral da ANESP até o momento da Assembleia.

Read More
Coordenação Geral que gerencia a carreira (CGCAT) tem nova EPPGG como titular

A EPPGG Soraya Monteiro Brandão assumiu a titularidade da Coordenação Geral de Gestão das Carreiras Transversais (CGCAT), que integra a Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25)

Read More
”Políticas Públicas na Amazônia" foi o tema do programa da TV ANESP desta terça-feira; assista

A TV ANESP transmitiu na noite desta terça-feira (24), na fanpage EPPGG, mais uma entrevista sobre tema de relevância nacional na área de políticas públicas e gestão governamental. O tema da vez foi “Políticas Públicas na Amazônia”, com o EPPGG Francisco Gaetani.

Read More
“Meritocracia versus velha política”: artigo do Presidente da ANESP publicado na Folha de S. Paulo

A edição da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (26) publicou em seu caderno editorial o artigo “Meritocracia versus velha política”, de autoria do Presidente da ANESP Alex Canuto.

Confira a íntegra do texto.

Read More
Enap e Economia abrem inscrições para o curso "Básico em Orçamento Público", modalidade EaD

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em conjunto com o Ministério da Economia, abriu as inscrições para o curso online gratuito “Básico em Orçamento Público". Ofertado por meio da Escola Virtual de Governo (EVG), a capacitação tem como objetivo abordar as principais informações sobre orçamento, conceitos básicos de receita e despesa pública, funções do orçamento, princípios orçamentários e aplicabilidade para a boa gestão pública.


Read More
Seges publica novas regras para PCLD e abre seleção para o primeiro semestre de 2020

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia publicou nesta quarta-feira (18) dois normativos referentes ao Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD) da carreira de EPPGG. A Portaria nº 2.320 estabelece regras atualizadas para o PCLD, considerando a necessidade de adequá-las ao Decreto nº 9.991/2019 (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas). Já a Portaria nº 2.321 define o número de vagas e prazo de candidatura para afastamento no primeiro semestre de 2020 em programas de capacitação de longa duração.

Read More