Posts in EPPGG em Foco
Seges e Enap assinam plano sobre atuação dos EPPGGs na Escola

Na tarde desta sexta-feira (26/7), o Secretário de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME), Cristiano Heckert, e o Presidente da Escola Nacional de Administração Publica (Enap), Diogo Godinho Ramos, assinaram plano de trabalho para orientar a atuação dos Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) lotados no órgão. Assim como no caso do Cade, que firmou com a Seges documento similar nesta semana, o plano tem como objetivo nortear o desempenho dos EPPGGs que atuam na Enap, garantindo que trabalhem com atividades adequadas ao perfil da carreira.

Read More
Seges e Cade firmam plano de trabalho para atuação dos EPPGGs; evento contou com patrocínio da ANESP

O Secretário de Gestão (Seges) do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, e o Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, assinaram, na manhã desta terça-feira (23), plano de trabalho para orientar a atuação dos EPPGGs lotados na autarquia. O documento tem como objetivo garantir o alinhamento das atividades desempenhadas por esses servidores com as atribuições e o grau de complexidade que se considera compatíveis à carreira.

Read More
À Rádio Senado, EPPGG comenta projeto de lei para demissão de servidores por insuficiência de desempenho

A Especialista de Politicas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Marizaura Camões, foi entrevistada pela Rádio Senado, na última quinta-feira (11), sobre o Projeto de Lei Complementar (PLS) 116/2017. Em discussão no Plenário do Senado Federal, a matéria propõe regulamento para a demissão de servidores públicos concursados e estáveis.

Read More
Na próxima quinta, TV ANESP aborda marco regulatório e governança de agências reguladoras e empresas estatais

Na próxima quinta-feira (18), a partir de 19h, a TV ANESP volta ao ar com um novo programa. Os Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Kélvia Albuquerque e Ricardo Faria trazem para debate o tema "Novo modelo de governança de Agências Reguladoras e Estatais”.

Read More
TV ANESP volta ao ar com debate sobre novas regras do setor aéreo; assista

A TV ANESP voltou ao ar nesta quinta-feira (04), com novo estúdio e novos recursos de gravação. O tema da vez foi a nova regulamentação do setor aéreo no que tange à possibilidade de entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, adquirindo a totalidade do capital empresas brasileiras do setor, e as novas regras de cobrança de bagagens.

Read More
Com artigos de EPPGGs, Enap lança nova edição de Revista do Serviço Público

Com artigos de EPPGGs, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou nova edição da Revista do Serviço Público (RSP). A publicação busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento de servidores, o compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Read More
Organizado por EPPGG, Ipea lança livro sobre casos de inovação em políticas públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou no último dia 14/06, o livro "Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia”. Organizado pelo Especialista de Política Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Pedro Cavalcante, a obra aborda métodos e abordagens de inovação a partir de casos concretos do setor público.

Read More
Em conversa com relator da reforma da previdência, ANESP e carreiras de Estado defendem aprovação das emendas

Na sequência da intensa agenda parlamentar mantida nas últimas semanas, representantes de carreiras que compõem o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre eles o Presidente da ANESP, Alex Canuto, se reuniram, nesta terça-feira (4), com o relator do texto da Reforma da Previdência, o Deputado Federal Samuel Moreira (PSDB-SP), para defender a aprovação das propostas de emendas feitas pelas carreiras de Estado à PEC 006/2019.

Read More
Em reportagem para o Nexo Jornal, Presidente da ANESP fala sobre novas regras para concursos públicos

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, foi o entrevistado do portal Nexo Jornal sobre as novas regras para concursos públicos federais que entraram em vigor em 1º de junho. O Decreto 9.739/2019 estabelece critérios que os órgãos do governo federal deverão cumprir para poder ter pedidos de concursos aprovados. Exemplos de requisitos são detalhamentos sobre atividade, planejamento e perfil buscado nos candidatos, descrição dos trabalhos que os novos concursados realizarão, evolução do quadro de pessoal da Pasta e o cumprimento de critérios de digitalização de serviços prestados pelo órgão.

Read More
Com apoio de parlamentares, carreiras de Estado protocolam emendas à PEC da Reforma da Previdência

Na tarde desta terça-feira (28), os presidentes das entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre eles Alex Canuto, da ANESP, realizaram ato solene na Câmara dos Deputados para marcar o protocolo, na Secretaria da Comissão Especial que discute a reforma da previdência, das emendas à PEC elaboradas pelos servidores.

Read More
Seges e Ipea firmam plano de trabalho para EPPGGs

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram, na última terça-feira (28/5), plano de trabalho para orientar a atuação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) que atuam na fundação. A proposta é garantir que os EPPGGs trabalhem em projetos estratégicos alinhados às atribuições da carreira.

Read More
EPPGG é nomeado Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Ação Governamental da Casa Civil

Foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (14) a nomeação do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Rodrigo Augusto Rodrigues para o cargo de Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Ação Governamental da Casa Civil. 

Read More
Últimos dias para se inscrever no Prêmio EPPGG 2019

Encerram na próxima segunda-feira (13) as inscrições para participar do Prêmio EPPGG 2019. Realizado pela Associação Nacional de Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), a premiação tem o objetivo de reconhecer atuações de destaque na Administração Pública de membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do governo federal, tanto individual quanto em equipe, assim como trabalhos acadêmicos bem escritos, fundamentados e de relevância em suas áreas de conhecimento, com autoria ou co-autoria de integrantes dessa carreira.

Read More
Inscrições abertas para o Prêmio EPPGG 2019 até o dia 21 de abril

Prêmio EPPGG do Ano, edição 2019, foi idealizado pela Associação Nacional de Especialistas Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) com objetivo de reconhecer atuações de destaque na Administração Pública de membros da carreira de EPPGG do governo federal, tanto individualmente quanto em equipe, assim como projetos e programas de ação, bem como trabalhos e artigos acadêmicos.  A premiação receberá inscrições até o dia 21 de abril. 

Read More
EPPGGs são nomeados Secretários, Subsecretário e Diretores nos Ministério da Economia e Desenvolvimento Regional ao longo da semana

A Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) passa a ter dentre seus membros mais três Secretários, um Subsecretário e quatro Diretores. Esse é o resultado das nomeações dessa semana. Os indicados atuarão em sua maioria no Ministério da Economia, sendo apenas um para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Read More
Novo Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia é EPPGG; outros cinco membros da carreira são nomeados com DAS 5

Miguel Ragone de Mattos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 6ª Turma, foi nomeado, nesta sexta-feira (25), Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia. Além dele, foram indicados para cargos de direção e assessoramento superior (DAS), ao longo desta semana, outros cinco membros da carreira.

Read More
Secretaria de Gestão do Ministério da Economia publica Instrução Normativa sobre Plano Anual de Contratações

Com o objetivo de otimizar a utilização do sistema de gerenciamento de contratações públicas, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) publicou, na sexta-feira (11), em edição extra do Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 01/2019. Primeiro da Seges sob a condução do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Cristiano Heckert, o normativo altera etapas da elaboração do Plano e da operacionalização do Sistema de Planejamento de Gerenciamento de Contratações (PGC), utilizados nas aquisições de bens e serviços do Governo Federal.

Read More
Três EPPGGs nomeados para cargos no Desenvolvimento Regional, na Justiça e na Casa Civil

A Presidência da República nomeou, ao longo desta semana, três Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) para cargos de alto escalão no Executivo Federal. Adriana Melo Alves, Gustavo Camilo Baptista e Pedro de Abreu e Lima Florêncio ocuparão cargos no Ministério do Desenvolvimento Regional, no Ministério da Justiça e Segurança Pública e na Casa Civil da Presidência da República, respectivamente.

Read More