Posts in Clipping
Vem aí! GNPapo sobre o Uso de Evidência em Políticas Públicas

O GNova, laboratório de inovação da Enap, promove no dia 06 de novembro, a partir das 10h, mais uma edição do GNPapo – Conversa com inovadores de 2018. Na oportunidade, o economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, Ricardo Paes de Barros, vem palestrar sobre o “Uso de Evidência em Políticas Públicas: possibilidades e limites”.

Read More
Seminário integra a programação dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Este é o tema de seminário a ser realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), em parceria com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV), entre os dias 10 e 11 de outubro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. As inscrições estão abertas até o dia 05 de outubro, pelo e-mail seminariodudh@mdh.gov.br (envie nome e instituição).

Read More
Nova edição da Revista do Serviço Público já está disponível

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou o volume 69, nº 3, da Revista do Serviço Público (RSP). A publicação busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Read More
Inscrições abertas: Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estão abertas, até o dia 7 de outubro, as inscrições para participar do processo seletivo para o curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A capacitação tem como público-alvo servidores públicos que estejam em exercício no âmbito do poder executivo da administração pública municipal/distrital de municípios com mais de 20 mil habitantes, conforme detalhado a seguir: servidores municipais/distritais efetivos ou comissionados; empregados públicos municipais/distritais; servidores ou empregados de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) que atendam minimamente a um conjunto de 20 mil habitantes.

Read More
Inscreva-se para a palestra ‘Produtividade: a tecnologia a seu favor’

Será realizada, no dia 1º de outubro, às 16h, a palestra Produtividade: a tecnologia a seu favor. A atividade, que será ministrada por Tony Ventura, tem como objetivo apresentar as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis para aumentar de forma significativa a produtividade no trabalho e atualizar os participantes, com uma linguagem não técnica, em relação às novas tecnologias, aplicações, estratégias, evolução e transformação digital.

Read More
Oportunidade: Inscreva-se para a Palestra Dynamic Performance Management (DPM)

Será realizada, no dia 25 de setembro, a Palestra Dynamic Performance Management (DPM). A atividade, realizada pela Enap com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF,  tem como público-alvo servidores públicos federais, em especial as carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e os alunos dos cursos de Especialização e Mestrado. 

Read More
Vem aí o processo seletivo para a 3ª turma do Mestrado Profissional de Governança e Desenvolvimento

Fortalecer a Administração Pública de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de Servidores Públicos para o alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro. Esse é o objetivo principal do Mestrado Profissional de Governança e Desenvolvimento oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública.

Read More
Inscrições abertas para o "Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil — trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia"

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil – trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia. A atividade será realizada no dia 18 de setembro, das 14h às 18h, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília-DF, e tem como público-alvo servidores públicos federais e acadêmicos.

Read More
Aproveitamento de candidatos em concursos públicos – Orientações do TCU

A seleção dos profissionais que vão atuar como servidores públicos, em regra, deve ser impessoal e prezar pela seleção do melhor quadro para cumprir a sua função pública. O art. 37, inc. II, da Constituição Federal destaca que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Read More
Abertas as inscrições para o Seminário Boas Práticas em Licitações e Contratos

Estão abertas até o dia 07 de setembro as inscrições para o Seminário Boas Práticas em Licitações e Contratos. As vagas são limitadas. Durante o evento serão compartilhadas as boas práticas em termos de compras públicas no Brasil, com exposição de casos concretos.  O tema será desenvolvido, também, por meio da abordagem de um conjunto de mecanismos para avaliar, direcionar e monitorar a atuação e gestão das organizações, agregando valor público, com riscos aceitáveis.

Read More
Última semana para se inscrever para a 12ª turma da Especialização em Gestão Pública

Última semana para se inscrever para a 12ª edição do curso de Especialização em Gestão Pública. Voltado para servidores ou empregados públicos federais que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal, o curso é sem ônus para este público, contanto que façam parte dos quadros de entidades federais que recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Já os empregados públicos concursados que integram quadros de entidades federais que não recebem recursos da União para pagamento de despesas de pessoal deverão arcar com os custos da capacitação.

Read More
EPPGGs Ana Paula Vescovi e Paulo Kliass debatem "O Poder do Estado - Reforma Necessárias" em evento conjunto da CBN com o IESB

O Centro Universitário IESB, em parceria com a Rádio CBN, promoveu nesta terça feira (7/8), o seminário "O Poder do Estado - Reformas Necessárias". Os jornalistas Kennedy Alencar e Roberto Nonato guiaram o debate entre a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, e o Economista do IPEA, Paulo Kliass. O evento contou com a presença dos alunos dos cursos de direito, jornalismo e relações internacionais.

Read More
Juiz suspende prazo de migração do Funpresp para todos os servidores

O juiz Leonardo Cacau Santos de Lá Bradbury, substituto da segunda Vara Federal de Santa Catarina, suspendeu o prazo para migração ao Fundo de Previdência complementar (Funpresp) para todos os servidores federais estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi a primeira decisão do tipo a atingir todos os servidores do país.

Read More
Abertas as inscrições para Seminário sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público

Compreender a eficácia de mecanismos seletivos que poderiam ser utilizados em concursos públicos. Esse é um dos objetivos principais do Seminário de Gestão de Pessoas sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público. O evento será realizado dia 27 de setembro, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e está com inscrições abertas.

Read More
Planejamento lança o aplicativo Sigepe Gestor

O gerenciamento da força de trabalho dos diversos órgãos do governo federal será simplificado com o lançamento, nesta sexta-feira (6), do programa Sigepe Gestor pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O aplicativo, ainda em projeto-piloto no próprio ministério, vai permitir administrar de forma prática e ágil os servidores de uma unidade organizacional.

Read More
Enap investe em inovação na área jurídica e lança edital para seleção de bolsistas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) lançaram, nesta terça-feira (03), o Edital nº 39/2018. Serão concedidas até 5 (cinco) bolsas no âmbito do Programa Cátedras Brasil. Os interessados têm até o dia 17 de agosto de 2018 para apresentar as propostas de pesquisa, com foco em projetos de inovação.

Read More