A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 13 de setembro, das 14h30 às 17h30, no Rio de Janeiro, o tema “Concurso Público Nacional Unificado e novas estratégias de gestão de pessoas no governo federal” será discutido a partir da palestra com o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI), José Celso Cardoso Jr., tendo como debatedores, a EPPGG Aparecida Chagas (MGI), Fernando Coelho (UFABC) e Pedro Menezes (UnB). A moderação será feita por José Antônio da Silva (FCRB).
Read MoreA cortina de fumaça gerada por queimadas na Amazônia Legal, intensificada neste mês de agosto, já chega até o Rio Grande do Sul. No interior do estado de São Paulo, incêndios iniciados na quinta-feira (22/8) aumentaram no final de semana, o que impactou a qualidade do ar com fumaça e neblina sentida em vários estados. Cenário similar vem acontecendo também no Pantanal.
Read MoreO projeto “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça” – cujo objetivo está explícito já em seu nome, “disponibilizar para toda a sociedade brasileira um conjunto de informações que amplie o conhecimento sobre as desigualdades de gênero e raça que ainda marcam o país” – completará 20 anos em 2024.
Read MoreFoi aprovado no plenário do Senado, nesta quinta-feira (15), o Projeto de Lei 2258/2022, que visa modernizar os concursos públicos no Brasil. Já o Projeto de Lei nº 1.958/2021, de autoria do senador Paulo Paim do PT-RS, que busca ampliar a política de cotas em concursos da administração federal brasileira, após ser aprovado pelo Senado, foi encaminhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para análise de quatro comissões.
Read MoreNesta quinta-feira, 15 de agosto, a partir das 8h30, acontece o lançamento do “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça”, um portal que tem por objetivo disponibilizar informações sobre as desigualdades de gênero e raça no Brasil, com mais de 300 indicadores produzidos, analisados e disponibilizados pelo Ipea.
Read MoreA EPPGG Denise Direito, em coautoria com Tulio Chiarini, publicou artigo no Jota em que fala sobre movimentações no G20 a respeito da política de coleta e uso de dados na internet. Segundo os autores, há uma proposta para se criar o Data 20 (D20), que seria um espaço formal para estruturar os debates sobre o tema no grupo, considerando regras globais decorrentes da crescente digitalização e “dataficação” da vida. O D20, em teoria, se dedicaria a analisar o aumento permanente no fluxo de dados que transita no mundo conectado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para garantir um uso ético e equitativo dos dados em um ambiente digital cada vez mais complexo.
Read MoreA Diretoria de Altos Estudos (DAE) da Enap abriu na terça-feira (6/8) o processo de inscrições para os programas de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD), Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento (MPAM) e Doutorado Profissional em Políticas Públicas (DPPP). O prazo de inscrições termina no dia 4 de setembro.
Read MoreO EPPGG Marcos Toscano participará, nesta sexta-feira (9), a partir das 9h15, do webinar “Regulação das plataformas digitais e Política Nacional para a economia de dados”, promovido pelo Núcleo de Mercados Digitais do Legal Grounds Institute. O objetivo é investigar formas e instrumentos de regulação das plataformas digitais no cenário brasileiro.
Read MoreA Escola Nacional de Administração Pública (Enap) irá realizar o curso “Programa Internacional de Políticas Públicas Intersetoriais - Perspectivas em Políticas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” destinado a gestores governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil e em países da América Latina, Caribe e África Lusófona.
Read MoreO EPPGG Paulo Kliass publicou artigo no Jornal GGN, no qual debate os riscos do financismo globalizado, cuja autonomia é, em sua análise, cada vez maior em relação a estados e organismos de controle. Para exemplificar, ele ressalta que o Banco Internacional de Compensações (BIS) – em teoria, o “banco central dos bancos centrais” – previa, para dezembro de 2023, um estoque de 667 trilhões de dólares aplicados em capital financeiro ao redor do mundo. Em comparação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima o valor do PIB global, no mesmo período, em 110 trilhões de dólares.
Read MoreA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 8 de agosto, das 18h às 20h, o tema “Desenvolvimento Sustentável, economia digital e inteligência artificial: desafios estratégicos do Brasil” será debatido pelos EPPGGs: Luanna Roncaratti (Secretária Adjunta de Governo Digital/MGI); Rogério da Veiga (Subchefe Adjunto de Avaliação e Monitoramento/Casa Civil); Marcelo Barbosa (Consultoria Executiva do PGD/SEGES/MGI); e James Görgen (Coordenador de Mercados Digitais/MDIC). A moderação será feita pelo EPPGG Marcelo Viana (FCRB).
Read MoreA ANESP está participando, no Rio de Janeiro, de evento do GT de Desenvolvimento do G20 cujo objetivo é discutir o Estado do Futuro. O encontro – que reúne governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais – conta, em sua organização, com EPPGGs que atuam no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Read MoreO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou estudo inédito em que estima o número de pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul: foram pelo menos 876,2 mil pessoas em 420,1 mil domicílios. Isso significa que 8,8% da população gaúcha tiveram seus locais de residência atingidos diretamente pelas enchentes e deslizamentos nos municípios do estado que decretaram estado de calamidade ou emergência (418 de 497).
Read MoreA Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os cinco finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. O livro “Desmonte e reconfiguração de políticas públicas no Brasil (2016-2022)” está na lista no eixo Ciência e Cultura, no tema Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
Read MoreA EPPGG Fabíola Supino foi entrevistada no programa Estação SUS, onde falou sobre gastos com medicamentos no Sistema Único de Saúde e sobre desafios e estratégias para uma gestão eficiente de recursos utilizados para compra de remédios pelo governo.
Read MoreO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, neste mês, a segunda edição dos Cadernos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, série de estudos que traz diagnósticos e desafios do Brasil em relação ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, cujo objetivo é alcançar medidas de crescimento sustentável até 2030. A temática deste segundo número é “Fome zero e agricultura sustentável”, e os autores são os EPPGGs Claudia Regina Baddini Curralero e Fábio Alves.
Read MoreA Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou os semifinalistas das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A EPPGG Michelle Morais de Sá e Silva é uma das autoras do livro “Desmonte e reconfiguração de políticas públicas no Brasil (2016-2022), editado pelo Ipea/INCT/PPED, que consta entre os semifinalistas. Alexandre de Ávila Gomide e Maria Antonieta Leopoldi são coautores.
Read MoreUma matéria do Estadão que debate questões relativas ao Orçamento da área da Saúde utilizou como base para discussão um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cuja uma das autoras é a EPPGG Fabiola Sulpino Vieira. O tema debatido é o aumento da relevância das emendas parlamentares para o financiamento da Saúde no Brasil, o que pode acarretar problemas, uma vez que as emendas não se pautam, necessariamente, em estudos e decisões coletivas sobre quais regiões ou especialidades precisam de mais recursos, mas sim em escolhas livres dos congressistas a partir de critérios políticos.
Read MoreA EPPGG Ana Cláudia de Medeiros escreveu, em coautoria com Elaine Rabelo Neiva, artigo em que debate o “cinismo organizacional”, que representa, segundo a literatura especializada, dimensões que englobam pensamentos pessimistas, afetos negativos e comportamentos críticos dirigidos à organização. O sentimento surge da crença dos trabalhadores de que o local em que estão inseridos não possui integridade, entre outros fatores. O texto foi publicado na revista Avaliação Psicológica.
Read More