Diretor de Assuntos Profissionais da ANESP visita sindicato de dirigentes públicos na Itália

Foto: Arquivo Pessoal

Paulo Paiva, Diretor de Assuntos Profissionais da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) visitou a sede da UNADIS - Unione Nazionale dei Dirigenti dello Stato, em Roma, aproveitando tempo livre, com recursos próprios, durante viagem à Itália.

Segundo o Diretor, o objetivo da visita foi o de conhecer o sindicato para trocar informações. "Falei com alguns funcionários. Minha impressão é que eles se organizam de forma muito similar à ANESP. A UNADIS conta com 10 secretários nacionais equivalentes aos diretores da ANESP, sendo o cargo de secretário geral correspondente ao de presidente da ANESP. Também conta com funcionários como jornalistas e secretários”, comentou Paulo Paiva.

O EPPGG também encontrou semelhanças no objetivo da entidade, pois "atuam para valorizar a Administração Pública como fator estratégico para a união do país e garantir a imparcialidade e a legitimidade da ação administrativa”. Paiva destaca ainda o processo de contratação e de formação dos dirigentes (equivalentes aos EPPGGs no Brasil) filiados ao sindicato. "O Recrutamento é similar ao nosso. Feito por concurso público e curso de formação de doze meses ministrado majoritariamente na escola nacional de administração, compreendendo nesse tempo a aplicação dos conhecimentos em órgãos da administração pública, postos administrativos em países da União Européia ou em organismos internacionais”, concluiu.

Clique aqui (em italiano) e saiba mais sobre a UNADIS.