Posts in EPPGG em Foco
Na próxima quinta, TV ANESP aborda marco regulatório e governança de agências reguladoras e empresas estatais

Na próxima quinta-feira (18), a partir de 19h, a TV ANESP volta ao ar com um novo programa. Os Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Kélvia Albuquerque e Ricardo Faria trazem para debate o tema "Novo modelo de governança de Agências Reguladoras e Estatais”.

Read More
TV ANESP volta ao ar com debate sobre novas regras do setor aéreo; assista

A TV ANESP voltou ao ar nesta quinta-feira (04), com novo estúdio e novos recursos de gravação. O tema da vez foi a nova regulamentação do setor aéreo no que tange à possibilidade de entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, adquirindo a totalidade do capital empresas brasileiras do setor, e as novas regras de cobrança de bagagens.

Read More
Com artigos de EPPGGs, Enap lança nova edição de Revista do Serviço Público

Com artigos de EPPGGs, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou nova edição da Revista do Serviço Público (RSP). A publicação busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento de servidores, o compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Read More
Organizado por EPPGG, Ipea lança livro sobre casos de inovação em políticas públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou no último dia 14/06, o livro "Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia”. Organizado pelo Especialista de Política Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Pedro Cavalcante, a obra aborda métodos e abordagens de inovação a partir de casos concretos do setor público.

Read More
Em conversa com relator da reforma da previdência, ANESP e carreiras de Estado defendem aprovação das emendas

Na sequência da intensa agenda parlamentar mantida nas últimas semanas, representantes de carreiras que compõem o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre eles o Presidente da ANESP, Alex Canuto, se reuniram, nesta terça-feira (4), com o relator do texto da Reforma da Previdência, o Deputado Federal Samuel Moreira (PSDB-SP), para defender a aprovação das propostas de emendas feitas pelas carreiras de Estado à PEC 006/2019.

Read More
Em reportagem para o Nexo Jornal, Presidente da ANESP fala sobre novas regras para concursos públicos

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, foi o entrevistado do portal Nexo Jornal sobre as novas regras para concursos públicos federais que entraram em vigor em 1º de junho. O Decreto 9.739/2019 estabelece critérios que os órgãos do governo federal deverão cumprir para poder ter pedidos de concursos aprovados. Exemplos de requisitos são detalhamentos sobre atividade, planejamento e perfil buscado nos candidatos, descrição dos trabalhos que os novos concursados realizarão, evolução do quadro de pessoal da Pasta e o cumprimento de critérios de digitalização de serviços prestados pelo órgão.

Read More
Com apoio de parlamentares, carreiras de Estado protocolam emendas à PEC da Reforma da Previdência

Na tarde desta terça-feira (28), os presidentes das entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre eles Alex Canuto, da ANESP, realizaram ato solene na Câmara dos Deputados para marcar o protocolo, na Secretaria da Comissão Especial que discute a reforma da previdência, das emendas à PEC elaboradas pelos servidores.

Read More
Seges e Ipea firmam plano de trabalho para EPPGGs

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram, na última terça-feira (28/5), plano de trabalho para orientar a atuação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) que atuam na fundação. A proposta é garantir que os EPPGGs trabalhem em projetos estratégicos alinhados às atribuições da carreira.

Read More
EPPGG é nomeado Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Ação Governamental da Casa Civil

Foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (14) a nomeação do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Rodrigo Augusto Rodrigues para o cargo de Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Ação Governamental da Casa Civil. 

Read More
Últimos dias para se inscrever no Prêmio EPPGG 2019

Encerram na próxima segunda-feira (13) as inscrições para participar do Prêmio EPPGG 2019. Realizado pela Associação Nacional de Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), a premiação tem o objetivo de reconhecer atuações de destaque na Administração Pública de membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do governo federal, tanto individual quanto em equipe, assim como trabalhos acadêmicos bem escritos, fundamentados e de relevância em suas áreas de conhecimento, com autoria ou co-autoria de integrantes dessa carreira.

Read More
Inscrições abertas para o Prêmio EPPGG 2019 até o dia 21 de abril

Prêmio EPPGG do Ano, edição 2019, foi idealizado pela Associação Nacional de Especialistas Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) com objetivo de reconhecer atuações de destaque na Administração Pública de membros da carreira de EPPGG do governo federal, tanto individualmente quanto em equipe, assim como projetos e programas de ação, bem como trabalhos e artigos acadêmicos.  A premiação receberá inscrições até o dia 21 de abril. 

Read More
EPPGGs são nomeados Secretários, Subsecretário e Diretores nos Ministério da Economia e Desenvolvimento Regional ao longo da semana

A Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) passa a ter dentre seus membros mais três Secretários, um Subsecretário e quatro Diretores. Esse é o resultado das nomeações dessa semana. Os indicados atuarão em sua maioria no Ministério da Economia, sendo apenas um para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Read More
Novo Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia é EPPGG; outros cinco membros da carreira são nomeados com DAS 5

Miguel Ragone de Mattos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 6ª Turma, foi nomeado, nesta sexta-feira (25), Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia. Além dele, foram indicados para cargos de direção e assessoramento superior (DAS), ao longo desta semana, outros cinco membros da carreira.

Read More
Secretaria de Gestão do Ministério da Economia publica Instrução Normativa sobre Plano Anual de Contratações

Com o objetivo de otimizar a utilização do sistema de gerenciamento de contratações públicas, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) publicou, na sexta-feira (11), em edição extra do Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 01/2019. Primeiro da Seges sob a condução do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Cristiano Heckert, o normativo altera etapas da elaboração do Plano e da operacionalização do Sistema de Planejamento de Gerenciamento de Contratações (PGC), utilizados nas aquisições de bens e serviços do Governo Federal.

Read More
Três EPPGGs nomeados para cargos no Desenvolvimento Regional, na Justiça e na Casa Civil

A Presidência da República nomeou, ao longo desta semana, três Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) para cargos de alto escalão no Executivo Federal. Adriana Melo Alves, Gustavo Camilo Baptista e Pedro de Abreu e Lima Florêncio ocuparão cargos no Ministério do Desenvolvimento Regional, no Ministério da Justiça e Segurança Pública e na Casa Civil da Presidência da República, respectivamente.

Read More
EPPGGs são nomeados Secretário em diferentes Ministérios

Seis EPPGGs foram nomeados para cargos de Secretário no Ministério da Economia, no Ministério da Justiça e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As indicações para os cargos foram oficializadas na edição extra do Diário Oficial da União publicada nesta sexta-feira (4).

Read More
EPPGG é indicado pela futura Ministra da Agricultura para o cargo de Secretário de Política Agrícola

A assessoria da futura Ministra da Agricultura, Deputada Federal Tereza Cristina (DEM/MS), divulgou nota à imprensa, nesta terça-feira (18), delineando a novo estrutura da Pasta. Nela, o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 3ª Turma Eduardo Sampaio Marques é indicado para o cargo de Secretário de Política Agrícola (SPA). Atualmente, o Associado da ANESP é assessor da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Read More