Posts in Capacitação
Seminário do TCU vai compartilhar boas práticas na Administração Pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove o seminário “Deu certo! Boas práticas replicáveis em Organizações Públicas buscando eficiência”. O objetivo é compartilhar com gestores públicos iniciativas bem-sucedidas adotadas por órgãos da Administração Pública e incentivá-los a replicarem essas práticas em suas instituições.

Read More
Prorrogadas as inscrições de candidaturas ao Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, da Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) prorrogou para 22 de outubro o prazo de inscrições para a 3ª turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, oferecido pela instituição. Com 25 vagas, o curso visa capacitar servidores públicos em temas relacionados à promoção do desenvolvimento social, político e econômico do País.

Read More
Inscrições para o processo seletivo do PCLD do 1º semestre de 2019 estão abertas até 7 de outubro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (24), novos normativos sobre afastamento de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) para participação em programas de capacitação de longa (PCLD) e de média duração (PCMD). Foram eles as Portarias nº 9.488, que muda parcialmente regras do PCLD e do PCMD, e nº 9.489, que define o quantitativo de vagas disponíveis para PCLD nos dois semestres do ano.

Read More
Inscrições abertas: Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estão abertas, até o dia 7 de outubro, as inscrições para participar do processo seletivo para o curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A capacitação tem como público-alvo servidores públicos que estejam em exercício no âmbito do poder executivo da administração pública municipal/distrital de municípios com mais de 20 mil habitantes, conforme detalhado a seguir: servidores municipais/distritais efetivos ou comissionados; empregados públicos municipais/distritais; servidores ou empregados de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) que atendam minimamente a um conjunto de 20 mil habitantes.

Read More
Inscreva-se para a palestra ‘Produtividade: a tecnologia a seu favor’

Será realizada, no dia 1º de outubro, às 16h, a palestra Produtividade: a tecnologia a seu favor. A atividade, que será ministrada por Tony Ventura, tem como objetivo apresentar as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis para aumentar de forma significativa a produtividade no trabalho e atualizar os participantes, com uma linguagem não técnica, em relação às novas tecnologias, aplicações, estratégias, evolução e transformação digital.

Read More
Oportunidade: Inscreva-se para a Palestra Dynamic Performance Management (DPM)

Será realizada, no dia 25 de setembro, a Palestra Dynamic Performance Management (DPM). A atividade, realizada pela Enap com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF,  tem como público-alvo servidores públicos federais, em especial as carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e os alunos dos cursos de Especialização e Mestrado. 

Read More
Vem aí o processo seletivo para a 3ª turma do Mestrado Profissional de Governança e Desenvolvimento

Fortalecer a Administração Pública de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de Servidores Públicos para o alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro. Esse é o objetivo principal do Mestrado Profissional de Governança e Desenvolvimento oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública.

Read More
Última semana para se inscrever para a 12ª turma da Especialização em Gestão Pública

Última semana para se inscrever para a 12ª edição do curso de Especialização em Gestão Pública. Voltado para servidores ou empregados públicos federais que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal, o curso é sem ônus para este público, contanto que façam parte dos quadros de entidades federais que recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Já os empregados públicos concursados que integram quadros de entidades federais que não recebem recursos da União para pagamento de despesas de pessoal deverão arcar com os custos da capacitação.

Read More
Enap investe em inovação na área jurídica e lança edital para seleção de bolsistas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) lançaram, nesta terça-feira (03), o Edital nº 39/2018. Serão concedidas até 5 (cinco) bolsas no âmbito do Programa Cátedras Brasil. Os interessados têm até o dia 17 de agosto de 2018 para apresentar as propostas de pesquisa, com foco em projetos de inovação.

Read More
Como liderar em contextos multigeracionais será tema de curso na Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, nos dias 19 a 21 de junho, o curso Liderando Diferentes Gerações. A atividade, que faz parte do Programa de Altos Executivos da Escola, será ministrada pelo professor Mark Levin, associado clínico da Escola de Gestão Pública e Ambiental (SPEA) da Universidade de Indiana, com vasta experiência profissional em gestão de governos locais e experiências de ensino em gestão pública e orçamento governamental.

Read More
Enap realizará curso internacional “Da avaliação de impacto ao desenho da política: evidências, validade externa e formulação de políticas públicas”

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizará, no período de 4 a 8 de junho, o Curso Internacional Da avaliação de impacto ao desenho da política: evidências, validade externa e formulação de políticas públicas. A atividade será ministrada por Martin J. Williams, professor associado em Gestão Pública na Escola de Governo de Blavatnik (Blavatnik School of Government – BSG) da Universidade de Oxford.

Read More
Vem aí o Seminário Insights Comportamentais e Políticas Públicas

Promover o diálogo entre especialistas do governo, academia e terceiro setor que utilizam ciências comportamentais para aprimorar políticas públicas e debater como essa agenda pode ser difundida no país. Esses são  objetivos centrais do Seminário Insights Comportamentais e Políticas Públicas, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Read More
Enap oferta Licença Capacitação para integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – está ofertando a Licença Capacitação Enap, com o objetivo de propiciar oportunidades de desenvolvimento profissional a servidores públicos federais, por meio de cursos e atividades práticas em visitas técnicas.

Read More
ANESP apoiará participação de EPPGG no International Workshops on Public Policy

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) apoiará a participação de um associado com trabalho aprovado no International Workshops on Public Policy. O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho pela International Public Policy Association (IPPA) na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Read More
Enap realizará curso sobre gerenciamento de pessoas e condução de mudanças no setor público

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, no período de 26 de abril a 24 de maio, o curso Lidando com Situações Difíceis: Gerenciando os Ingeríveis e Conduzindo Mudanças no Setor Público. A atividade, que faz parte do Programa de Altos Executivos, será ministrada pelo consultor e mediador, Ricardo Perez Nuckel.

Read More
Enap, Casa Civil e ABAR realizarão evento sobre Coerência Regulatória

No âmbito dos trabalhos coordenados pela Casa Civil voltados à melhoria da qualidade regulatória, a Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), realizará uma série de eventos ao longo de 2018, com o objetivo de apresentar e discutir casos de boas práticas já implementados ou em fase de implementação, em diferentes agências reguladoras federais e outros órgãos reguladores.

Read More