Posts in Relações Institucionais
ANESP apoia 6º Circuito Saúde & Bem-Estar do CADE

Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou o 6º Circuito Saúde & Bem-Estar, em comemoração ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) patrocinou o café da manhã do dia 30. A autarquia concentra quase 70 membros da Carreira de EPPGG.

Read More
Administração Pública comemora dia do Servidor com atividades nesta e na próxima semana; ANESP é apoiadora

O Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro, que neste ano cairá em um domingo. Em celebração à data, órgãos e entidades da Administração Pública Federal realizam nesta e na próxima semana eventos de valorização ao trabalho e à saúde desses profissionais.

Read More
Participe da pesquisa da ENAP e do MP sobre a Carreira de EPPGG

Nesta quarta-feira (10), a Coordenação-Geral de Gestão das Carreiras Transversais da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (CGCat/Seges/MP) encaminhou e-mail aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) convidando-os a participar das pesquisas que estão sendo realizadas em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para conhecer melhor as carreiras de EPPGG e Infraestrutura (AIE e EIS). A ANESP apoia essa iniciativa e reforça o convite para que todos participem.

Read More
Sistema de Gestão de Carreiras, banco de talentos e movimentação para os estados são temas de encontro da ANESP no MP

O Presidente em exercício e a Vice-Presidente de Inovação e Assuntos Profissionais da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Gustavo Camilo e Aline Mac Cord, se reuniram com o Coordenador-Geral de Gestão de Carreiras Transversais (CGCAT), o EPPGG Tito Fróes, na tarde desta quinta-feira (28). Em pauta, pedido de esclarecimentos sobre os critérios para movimentação de EPPGGs para outras unidades da Federação, o Sistema de Gestão de Carreiras (SGC), dentre outros.

Read More
Assembleia do Fonacate debate, entre outros pontos, ações contra o adiamento do reajustes dos servidores públicos federais

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou, na tarde da última terça-feira (18), Assembleia Geral para discutir, entre outros pontos, a Medida Provisória (MP) 849/2018, que adia para 2020 a última parcela do reajuste salarial de algumas carreiras, entre elas a de EPPGG; a PEC 56/2014, que amplia a integralidade de proventos para todos os casos de aposentadoria por invalidez; e a Instrução Normativa (IN) nº 2, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), com regras sobre o expediente dos servidores públicos federais.

Read More
Evento na CLDF abre espaço para candidatos comprometidos com o serviço público

Foi lançada oficialmente no Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Campanha Voto Consciente. Organizado individualmente por servidores públicos e jornalistas engajados, o movimento busca abrir espaço às candidaturas de pessoas que se comprometeram com o fortalecimento das carreiras públicas e o investimento em serviços públicos de qualidade.

Read More
ANESP atua com o Fonacate contra nova tentativa do Governo de adiar o reajuste salarial acordado em 2015

Em resposta ao adiamento para 2020 da última parcela do acordo salarial assinado por diversas carreiras do funcionalismo público em 2015, entre elas a de EPPGG, a ANESP e demais entidades filiadas ao Fonacate se reuniram, na tarde desta segunda-feira (3), para traçar estratégias de atuação. A postergação do reajuste de 6,31% antes previsto para incidir em janeiro de 2019 foi oficializada por meio da publicação, em edição extra do Diário Oficial da União no último sábado (1º), da Medida Provisória nº 849/2018.

Read More
Fonacate divulga primeira lista de candidatos que assinaram Carta de Princípios por todo país; entidade atuará pela aprovação da PEC 56

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniu em assembleia geral nesta terça-feira (21), em Brasília. Dentre os pontos de pauta, destacou-se a atuação das entidades nas eleições gerais deste ano. O Presidente em exercício da ANESP, Gustavo Camilo, representou os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs).

Read More
Em carta aberta, Federação dos Gestores Públicos defende 11 pontos para a profissionalização da administração pública

A Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas (Fenagesp), entidade na qual a ANESP integra permanentemente o Conselho Executivo, publicou, na última semana, carta aberta endereçada aos candidatos a cargos nos poderes Executivos e Legislativos federais, estaduais e municipais nas eleições deste ano. O documento apresenta 11 diretrizes essenciais para a profissionalização da administração pública em defesa do Estado a serviço da cidadania.

Read More
Fonacate aumentará ações sobre reforma administrativa e migração para a previdência complementar

Em Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), as entidades que compõem o grupo, entre elas a ANESP, aprovaram a realização de ações sobre temas sensíveis para o funcionalismo público, que estão na pauta do governo para os próximos meses.

Read More
ANESP patrocina festa junina da ENAP que será realizada na sexta-feira (15)

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), conforme deliberado na assembleia geral realizada no último dia 25 de maio, é patrocinadora da festa junina da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Arraiá da ENAP será realizado na sexta-feira (15), a partir das 17h, na sede da Escola. A entrada é franca.

Read More
ANESP apoia entidades do Ciclo de Gestão contra MP que inclui milhares no serviço público sem concurso; custos passariam de R$ 5 bi ao ano

De autoria do Poder Executivo, a Medida Provisória 817/2018 está repleta de inconstitucionalidades, agrava a crise fiscal brasileira, compromete a previdência e fere o instituto do concurso público. A denúncia foi apresentada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na tarde desta terça-feira (29), na Câmara dos Deputados. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, esteve presente à reunião em apoio aos representantes das carreiras de Finanças e Controle (AFCs) e de Planejamento e Orçamento (APOs), principais prejudicados.

Read More
Vitória: Após pressão do Fonacate e da ANESP, autor desiste do PLS 395, que possibilitava aumento da alíquota previdenciária de servidores

O Senador Garibaldi Alves (MDB/RN) desistiu de tramitar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 395/2017, que previa alíquota previdenciária suplementar e progressiva para servidores públicos ao dispor sobre a compensação financeira entre os Regimes Próprios de Previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O requerimento de retirada definitiva da matéria foi deferido na noite desta quarta-feira (16) pelo Presidente do Senado, que a encaminhou para arquivo.

Read More
Reunião debate atuação do Fonacate nas Eleições 2018

A reunião desta terça-feira (15) do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) debateu estratégias de atuação para as eleições gerais deste ano. Neste contexto, a carta de princípios, editada ao fim da 5ª Conferência Nacional do Fonacate, realizada nos dias 17 e 18 de abril, servirá de critério balizador. Dentro dos limites estabelecidos pela legislação eleitoral, candidatos terão suas candidaturas chanceladas pelo Fórum ao se comprometerem com a pauta contida na carta.

Read More
ANESP apoia evento do Dia das Mães realizado pelo CADE

Cerca de 80 mães foram surpreendidas nesta sexta-feira (11) com um café da manhã seguido de palestra no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). As servidoras e colaboradoras foram presenteadas em razão do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13). A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) foi parceira do evento.

Read More
Presidentes da ENAP e da ANESP defendem sanção do PL 7448 em Audiência Pública no TCU

Os Presidentes da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Francisco Gaetani, participaram do Diálogo Público sobre o Projeto de Lei (PL) 7.448/2017, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta segunda-feira (24).

Read More
EPPGGs reunidos em assembleia decidem por unanimidade apoiar PL 7448

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realizou Assembleia Geral Extraordinária nesta quinta-feira (19), no Anfiteatro C da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em pauta, o PL 4.778/2017 que inclui no Decreto-Lei nº 4.657/1942, a Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (LINDB), disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público.

Read More
ANESP participa da realização da 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou nos dias 17 e 18 de abril sua 5ª Conferência Nacional, com o tema “As Carreiras Típicas de Estado e o Futuro da Democracia no Brasil”. A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) fez parte do comitê de organização do evento e presidiu um dos painéis.

Read More
ANESP apoia sanção integral do PL 7.448/2017

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - ANESP, em decisão unânime, manifesta apoio à sanção integral do Projeto de Lei 7.448/2017, que inclui no Decreto-Lei nº 4.657/1942, a Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (LINDB), disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público.

Read More