Posts in Estudos e Pesquisas
Seges publica duas novas portarias sobre afastamento para capacitação de EPPGGs

A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Seges/MP) publicou na sexta-feira (9) duas portarias disciplinando o afastamento de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) para participação em programas de pós-graduação. São elas a Portaria 2.229/2018 e a Portaria 2.301/2018.

Read More
Abertas as inscrições para o 1º Prêmio ANS: Concurso de Monografias

Estão abertas até o dia 4 de maio as inscrições para o 1º Prêmio ANS: Concurso de Monografias. Uma realização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a iniciativa irá premiar os melhores trabalhos desenvolvidos sobre os seguintes temas: Regulação Econômico-Financeira na Saúde SuplementarRegulação Assistencial na Saúde Suplementar e Direito em Saúde Suplementar.

Read More
Revista de Defesa da Concorrência recebe artigos até 31 de janeiro

EPPGGs interessados em publicar artigos na área de defesa da concorrência têm até 31 de janeiro para submeter seus textos para a Revista de Defesa da Concorrência, editada semestralmente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Read More
Editada pela Enap, Revista do Serviço Público é lançada e marca 80 anos do periódico

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, no último dia 29 de dezembro, o quarto número de 2017 da Revista do Serviço Público (RSP). Criada para ajudar a disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate sobre temas relacionados às políticas públicas e gestão governamental, o lançamento marca o aniversário de 80 anos de criação da revista.

Read More
Inscrições abertas para a 22ª edição do Concurso Inovação no Setor Público

Estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2018 as inscrições para o Concurso Inovação no Setor Público. Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desde 1996, a premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Read More
Organizado por EPPGG, Ipea lança Boletim de Análise Político-Institucional nº 12 - Transformações Recentes na Administração Pública Federal Brasileira

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta quinta-feira (26), o Boletim de Análise Político-Institucional nº 12 - Transformações Recentes na Administração Pública Federal Brasileira. O boletim foi organizado pela Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Sheila Tolentino Barbosa, da 16ª Turma, e com o Técnico de Pesquisa do Ipea José Celso Cardozo. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, esteve presente ao evento.

Read More
Organizado por EPPGGs, ENAP e IPEA lançam primeiro livro brasileiro sobre inovação no setor público

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram, nesta terça-feira (17), durante a 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública, o livro Inovação no Setor Público - Teoria, Tendências e Casos no Brasil, organizado pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo. O Presidente da Escola, Francisco Gaetani, e o Presidente da ANESP, Alex Canuto, estiveram presentes no evento.

Read More
Enap promoverá sessão informativa sobre programas de pós-graduação e bolsas nas universidades de Columbia e Oxford

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Fundação Estudar e a Fundação Lemann realizarão, em 25 de outubro, sessão informativa para oferta de oportunidades de programas de pós-graduação e bolsas nas universidades de Columbia e Oxford.

Read More
ENAP lança “Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos de sucesso no Brasil” na terça (17)

Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, na próxima terça-feira (17), o livro "Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos de sucesso no Brasil”. O evento será realizado na sede da Escola em Brasília, a partir das 16h30. A organização do livro é dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Wilber Severo.

Read More
EPPGGs comparecem em grande número para lançamento da nova ResPvblica

O Volume 15 número 2 da Revista ResPvblica foi lançado pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) na noite desta quinta-feira (5). O evento atraiu grande número de associados, com familiares e convidados, para a Valentina Pizzaria, na Asa Sul, em Brasília.

Read More
Assessoria Jurídica da ANESP apresenta vantagens e desvantagens do Programa de Desligamento Voluntário - PDV

Júlia Mezzomo de Souza, advogada do escritório Torreão Braz Advogados, assessoria jurídica da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), escreveu artigo sobre o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), objeto da Medida Provisória 792/2017, editada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em 26 de julho deste ano. 

Read More
Planejamento lança portal eletrônico com dados de pessoal do Executivo Federal

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou, nesta quinta-feira (22), o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), nova ferramenta de consulta digital com informações estatísticas sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil e militar do Poder Executivo Federal, e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Read More
Livro aponta cenários possíveis para o Brasil em 2035

Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que o país seja desenvolvido, com uma sociedade livre, justa e solidária em 2100? Um projeto liderado pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ambos sediados em Brasília-DF, buscou responder a questão.

Read More
Série de apresentações temáticas lançam livro Brasil 2035 nesta terça (6)

Com apoio da ANESP, a Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Associação Nacional dos Servidores de Carreiras de Planejamento e Orçamento (Assecor), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), lançam, na próxima terça-feira (6), o livro Brasil 2035. O evento será realizado entre 9h e 17h30, no Auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, no Setor Bancário Sul, em Brasília. É preciso confirmar presença pelo e-mail eventos@ipea.gov.br.

Read More
Enap abre chamada pública para seleção de avaliadores do 21º Concurso Inovação

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, nesta sexta (28), Chamada Pública para seleção de avaliadores para atuarem no 21º Concurso Inovação no Setor Público. O objetivo é selecionar avaliadores externos dentre especialistas em gestão e pesquisadores com reconhecida atuação nas áreas de inovação e gestão pública.

Read More
EPPGG Cristiano Heckert lança livro “Contratações de TI: O Jogo”

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 10ª Turma Cristiano Heckert, em co-autoria com Antonio Fernandes Soares Netto, lançou o livro “Contratações de Tecnologia da Informação: O Jogo”. A versão eletrônica pode ser adquirida online. A versão impressa está prevista para ser lançada durante o Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições na segunda quinzena de maio.

Read More