Posts in Estudos e Pesquisas
Enap lança Portal da Biblioteca Graciliano Ramos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, nesta sexta-feira (3), o Portal da Biblioteca Graciliano Ramos. A página reúne, em um único espaço, conteúdos digitais do catálogo da biblioteca, do Repositório Institucional da Enap, da Casoteca do Serviço Público, da Revista do Serviço Público, bem como disponibiliza acesso a bases de dados de acesso livre e restrito, nacionais e estrangeiras.

Read More
Congresso Internacional do IPPA: 11 EPPGGs se candidatam a apoio da ANESP e definição sai por sorteio

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) irá apoiar a Associada Michele de Moraes Sá e Silva em sua participação como painelista no Congresso Internacional da International Public Policy Association (IPPA). O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de junho, em Singapura.

Read More
Presidente da ANESP assina artigo na 1ª edição da Revista Pública

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, assina o artigo Meritocracia & Democracia, publicado na página 30 da edição de estreia da Revista Pública. A iniciativa faz parte da estratégia de comunicação da Pública - Central do Servidor, entidade a qual a Associação é filiada, para servir de palco de compartilhamento de informação e formação.

Read More
Censo vai identificar serviços públicos que poderão ser digitalizados

O governo federal, em parceria com a coordenação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o apoio da Casa Civil da Presidência da República, irá realizar, pela primeira vez, um censo para catalogação dos serviços públicos oferecidos por órgãos e entidades públicas. O censo tem como objetivo levantar informações para ampliar a digitalização dos serviços públicos e com isso oferecer um melhor atendimento ao cidadão. Os serviços identificados serão centralizados no Portal de Serviços do Governo federal (www.servicos.gov.br), que oferece um canal único e integrado para disponibilizar informações e solicitações eletrônicas.

Read More
Pesquisa realizada com servidores avalia burocracia no serviço público

Respondendo à pergunta “O que incomoda na burocracia? ”, servidores da Administração Pública Federal participaram de pesquisa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para avaliar processos da rotina de trabalho dos órgãos federais. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (22), em nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Read More
Prorrogado prazo de inscrição para a 21ª edição do Concurso Inovação no Setor Público

Foram prorrogadas para o dia 30 de dezembro, até às 23h59, as inscrições para o Concurso Inovação no Setor Público. O concurso foi remodelado para essa 21ª edição e admite também inscrições de iniciativas inovadoras implementadas nos estados e no Distrito Federal. Além de ampliar o público-alvo, passa a premiar as iniciativas por categoria: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal; Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal e Inovação em processos organizacionais, serviços, ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital. Acesse o edital com as regras e procedimentos para participação.

Read More
Nova edição da Revista de Defesa da Concorrência já está disponível

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade informa que já se encontra disponível a segunda edição da Revista de Defesa da Concorrência no ano de 2016. A publicação é editada semestralmente pelo Cade e tem como objetivo contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre defesa da concorrência e difundir conhecimento sobre o tema.

Read More
Prazo para inscrições do Concurso Inovação no Setor Público termina em 16 de dezembro

As inscrições para o Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), devem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. São aceitas iniciativas desenvolvidas por equipes de servidores públicos, em atividade, no Poder Executivo federal, estadual e distrital, que atuem na administração direta, autárquica, fundacional, bem como em empresas públicas ou sociedades de economia mista.

Read More
ANESP compõe Comissão Técnica responsável pela 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas (ANESP), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e a Diretoria do Fonacate serão as responsáveis pela elaboração da programação da 5ª Conferência nacional das Carreiras Típicas de Estado. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de abril de 2017, em Brasília, e terá como temas "O Futuro do Serviço Público" e o "Papel das Carreiras de Estado no Fortalecimento do Processo Democrático”.

Read More
Especialistas debatem regime previdenciário em seminário organizado pelo Ciclo de Gestão

A ANESP, a Assecor, a Afipea e a AACE, entidades que compõem o Ciclo de Gestão, realizaram nesta segunda-feira (9), o "Seminário - Ciclo de Gestão debate: Reforma da Previdência - Demografia e força de trabalho, necessidade de financiamento e os impactos para o servidor público”, no auditório da Secretaria de Orçamento Federa (Sof), na 516 Norte, em Brasília. Dois dos quatro palestrantes foram EPPGGs, Luis Henrique Paiva e Paulo Kliass.
 

Read More
Participe de mais uma etapa de pesquisa do projeto de análise prospectiva Brasil 2035

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) convida os EPPGGs a participar, até o dia 14 de outubro, de mais uma etapa de pesquisa do Projeto Brasil 2035. Integrante da plataforma Brasil 2100 – construindo hoje o país de amanhã, a iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) tem por objetivo identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil, tendo 2035 como horizonte temporal.

Read More
Enap lança terceiro número da Revista do Serviço Público de 2016

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, na sexta-feira (30), o volume 67, nº 3, da Revista do Serviço Público (RSP). O terceiro número deste ano traz seis artigos inéditos e um publicado originalmente em 1982, na seção RSP Revisitada. A edição apresenta textos de acadêmicos e servidores sobre os temas Estado e Sociedade, Políticas Públicas e Gestão Pública. 

Read More
EPPGG mestrando pela University College London apresenta dissertação na 17th Global Conference on Environmental Taxation

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 10ª Turma André Luiz Campos de Andrade participará como painelista da 17th Global Conference on Environmental Taxation (GCET17). A apresentação é fruto de sua dissertação de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na University College London (UCL). O evento, um dos mais importantes do mundo na área de tributação ambiental, será realizado em Groninga, na Holanda, nos dias 22 e 23 de setembro.

Read More
Universidade Federal Fluminense realiza I Seminário sobre Políticas Públicas e Meio Ambiente

O curso de Direito da Universidade Federal Fluminense - PUVR promove seu I Seminário sobre Políticas Públicas e Meio Ambiente. O evento será realizado no dia 08 de junho, no Campus Aterrado, em Volta Redonda-RJ.

Read More
Diretor de Estudos e Pesquisas da ANESP apresenta nos EUA trabalho sobre Inovação na Gestão Pública Federal Brasileira

Os Determinantes de Inovação na Gestão Pública Federal Brasileira são tema de trabalho apresentado, no último domingo (20), no congresso da Sociedade Norte-Americana para Administração Pública (Aspa), em Seattle, nos Estados Unidos. O evento é o principal congresso de administração pública do mundo e contou com a participação do Diretor de Estudos e Pesquisas da ANESP, Pedro Cavalcante.
 

Read More