Posts in Especial
Nelson Barbosa toma posse: "A melhoria da gestão pública depende, também, da valorização do servidor público”

O Ministério do Planejamento tem um novo Ministro. Nesta sexta-feira (2), Miriam Belchior transmitiu o cargo para Nelson Barbosa. A cerimônia teve início às 10h e foi realizada no auditório do bloco K da Esplanada dos Ministérios. Em seu discurso, Barbosa ressaltou que serão necessárias ajustes para garantir o equilíbrio fiscal e orçamentário, aumentar o investimento e elevar a produtividade da economia. O novo Ministro também se dirigiu ao servidor público.

Read More
ANESP saúda Nelson Barbosa, próximo Ministro do Planejamento

O Palácio do Planalto confirmou que Nelson Barbosa será o próximo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (27), juntamente com o de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e da manutenção de Alexandre Tombini como presidente do Banco Central. Os novos ministros, porém, não tomarão posse imediatamente. A Presidência da República abriu um período de transição sem data prevista para encerramento.

Read More
Vídeos do TED realizado no Rio de Janeiro estão disponíveis na rede

A conferência mundial do TED, realizada no Rio de Janeiro no início de outubro, apresentou 64 palestrantes em dez áreas diferentes. Como anfitrião do evento, o Brasil serviu de inspiração para diversas apresentações, demonstrando para o mundo como o país pode ser inspirador e desafiador. As apresentações do TED no Rio começam a ser divulgadas na Internet. Destacamos alguns.

Read More
Confúcio e o Concurso Público

Confúcio marcou a história da China com ideias sobre ética nos relacionamentos e no serviço público. Graças a seus ensinamentos, a seleção por mérito independentemente da origem social do candidato ganhou o mundo, chegando ao Brasil no início do século XX. Enquanto critérios objetivos e claros para o provimento de cargo de EPPGG seguem sendo discutidos na Justiça Federal e no Tribunal de Contas da União, em 2014 é comemorado o aniversário de 2565 anos de nascimento do filósofo chinês.

Read More
Especial: Paridade entre sexos no serviço público espanhol e brasileiro

Na última segunda-feira (20), a ANESP publicou matéria especial sobre a participação da mulher no serviço público, comparando pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos e na Irlanda com os números oficiais brasileiros. Desta vez, o destaque será dado ao último estudo oficial do Governo da Espanha, que avalia e comemora os resultados alcançados em favor da igualdade entre homens e mulheres no serviço público.

Read More
Especial: Mulheres no serviço público

A realidade das mulheres no mercado de trabalho mundial tem melhorado substancialmente, mas ainda carrega preconceitos evidenciados pelas estatísticas. Segundo pesquisadores da área, os problemas encontrados são herança de uma civilização de origem paternalista, machista e que negou, durante muito tempo, o direito das mulheres ao estudo e à participação na política.

Read More
Reajuste, carreira e mobilidade foram os temas que mais interessaram leitores do ANESP Informa em 2012

A carreira de EPPGG, os reajustes para os servidores e a mobilidade foram os temas que mais geraram interesse nos leitores do ANESP Informa em 2012. Entre as 309 matérias divulgadas no boletim eletrônico, as cinco mais lidas trataram desses assuntos.

Read More
Editorial - ANESP promove reestruturação na gestão interna

A carreira de EPPGG tem enormes desafios pela frente: participar do debate realizado no governo e na sociedade sobre políticas públicas e gestão governamental; ocupar os espaços qualificados dentro do governo; exercer a potencialidade de suas habilidades e conhecimentos e suas atribuições legalmente estabelecidas; e consolidar uma imagem de competência e alta qualificação.

Read More
Manifestação da ANESP sobre a Lei de Acesso à Informação

Como representante da carreira de gestores públicos federais, a ANESP apoia a Lei de Acesso à Informação, em nome da transparência e da publicidade que devem nortear a Administração Pública. A Associação está acompanhando a implementação da Lei, cujo Decreto regulamentador foi publicado hoje, no Diário Oficial da União.

Read More
Gestores comemoram 20 anos de estrada

O início foi duro. Os primeiros gestores vieram para Brasília e iniciaram sua formação sem nem mesmo terem uma carreira definida. Na época, poucos imaginavam como estariam os EPPGGs duas décadas depois: com a carreira consolidada e prestigiada. Foram muitos os desafios e as vitórias nessas duas décadas e por isso, no último dia 6, a ANESP e a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges/MP) fizeram questão de celebrar os 20 anos de criação da carreira.

Read More