Posts in EPPGG em Foco
Presidente da ANESP fala sobre inovação na gestão pública para estudantes do Centro Universitário UDF

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, palestrou sobre Modernização e Inovação na Gestão Pública para alunos do Centro Universitário UDF, na última quarta-feira (31). O convite foi realizado pelos professores da UDF, Elder Linton, também EPPGG, e José Luiz Pagnussat, em virtude do décimo aniversário do curso de graduação em Gestão Pública da instituição de ensino.

Read More
Domingo (11) é o novo prazo para responder à pesquisa de Mapeamento de Competências; Sorteio da premiação será realizado na segunda (12)

A Coordenação-Geral de Gestão das Carreiras Transversais (CGCat) da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) encaminhou e-mail nesta quarta-feira (7) aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) ampliando o prazo para concluir o preenchimento dos dados que alimentarão o Sistema de Gestão de Carreiras (SGC) para o domingo (11). Desta forma, a definição da turma mais participativa e o sorteio de premiação serão realizados pela ANESP na segunda-feira (12).

Read More
Natal Sem Fome - Ministério do Trabalho tem posto de arrecadação de doações

O Ministério do Trabalho (MT) conta com um ponto de recolhimento de doações de alimentos para o Natal sem Fome, no edifício-sede, em Brasília. O espaço fica na Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), no 3º andar, sala 329. A iniciativa de recebimento das doações tem como responsável o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Trabalho, José Ivan Mayer de Aquino. As informações são do MT.

Read More
Clássicos e pops, do rock ao jazz, e música eletrônica; A festa de fim de ano da ANESP terá três atrações musicais

O evento anual de confraternização dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) está chegando. Será no dia 1º de dezembro, no República Hall, a partir das 21h30. A festa de fim de ano desta vez terá três atrações musicais: a banda Fuzo, o grupo 4-U Jazz’n Roll e DJ. Reserve a data e aumenta o som!

Read More
Com EPPGGs como organizadores, IPEA lança o Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) sobre Empresas Estatais

A edição deste semestre do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) tem como tema as Empresas Estatais no Brasil. O material lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) tem os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Paulo Kliass e Mauro Santos Silva como organizadores, além de Flávia de Holanda Schmidt Squelf, Diretora de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest).

Read More
EPPGG 30 Anos - José Luiz Pagnussat relembra desafios enfrentados para criar o primeiro curso de formação e analisa conquistas da Carreira

Coordenador do primeiro curso de formação da 1ª Turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), José Luiz Pagnussat gravou depoimento sobre o contexto e as demandas da época. O vídeo foi gravado durante a realização evento de celebração dos 30 anos da aula inaugural da Carreira de EPPGG organizado pela ANESP em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Read More
EPPGG 30 Anos - Maria Helena Ribeiro Maier, da 1ª Turma, comenta conquistas e desafios da atuação como servidora pública

Maria Helena Ribeiro Maier, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 1ª Turma, gravou depoimento sobre os 30 anos da Carreira de EPPGG. O vídeo foi gravado durante o evento realizado pela ANESP em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no início de agosto.

Read More
EPPGG 30 Anos - Em depoimento, professor Gileno Marcelino pede para que EPPGGs não desistam do Brasil

O professor Gileno Marcelino foi um dos personagens centrais na criação da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Secretário Geral da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República que idealizou ambos, ele foi um dos convidados especiais da ANESP e da ENAP no evento EPPGG 30 anos. Sua principal mensagem durante o encontro foi de seriedade no trabalho e esperança no futuro do país.

Read More
Depoimento: Jadir Dias Proença, membro da 1ª Turma, destaca transformação da Administração Pública nos 30 anos da Carreira de EPPGG

Durante a celebração dos 30 anos da aula inaugural da 1ª Turma do Curso de Formação Inicial para a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, a ANESP colheu o depoimento de personagens pioneiros nessa história. Nas próximas semanas, os vídeos serão publicados. O primeiro deles é do membro da 1ª Turma Jadir Dias Proença.

Read More
ANESP e Enap celebram 30 anos da aula inaugural da carreira de EPPGG

Emoção e alegria marcaram a celebração de 30 anos da aula inaugural da 1ª turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs), realizada na tarde de sexta-feira (10), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As mais de 70 pessoas presentes à cerimônia aproveitaram a ocasião para relembrar histórias, conquistas e desafios que enfrentaram ao longo do curso, e demonstrar em abraços, sorrisos e palavras a satisfação de rever amigos.

Read More
EPPGGs Ana Paula Vescovi e Paulo Kliass debatem "O Poder do Estado - Reforma Necessárias" em evento conjunto da CBN com o IESB

O Centro Universitário IESB, em parceria com a Rádio CBN, promoveu nesta terça feira (7/8), o seminário "O Poder do Estado - Reformas Necessárias". Os jornalistas Kennedy Alencar e Roberto Nonato guiaram o debate entre a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, e o Economista do IPEA, Paulo Kliass. O evento contou com a presença dos alunos dos cursos de direito, jornalismo e relações internacionais.

Read More
ANESP e Enap realizam, nesta sexta (10), evento em comemoração aos 30 anos da aula inaugural da Carreira de EPPGG

Há 30 anos, no dia 11 de agosto de 1988, a primeira turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) iniciava seu curso de formação. Para celebrar a data e homenagear a carreira e a Enap, a ANESP e a Escola Nacional de Administração Pública realizarão evento comemorativo, nesta sexta-feira (10), 16h, na sede da Escola (Sala Inovatio, 1º andar).

Read More
Em evento da CBN, EPPGGs debaterão reformas necessárias para o país

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental Paulo Kliass e Ana Paula Vescovi  são os dois debatedores convidados pela rádio CBN para o painel “O Poder do Estado – reformas necessárias”, que ocorrerá na próxima terça-feira (7), às 10h, no auditório do IESB (SGAN 609 – Conjunto D – Av. L2 Norte). Na ocasião, serão abordados temas como o déficit nas contas públicas, reforma previdenciária, ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e reforma tributária.

Read More
Caderno Capacidades Estatais para produção de políticas pública será lançado pela ENAP na quarta (4)

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, nesta quarta-feira (4), às 14h30, na Sala Nexus, o Caderno Capacidades Estatais para produção de políticas públicas. Durante o evento, que será transmitido ao vivo pela Escola, pesquisadores apresentarão os principais resultados dos estudos e promoverão debate. Para acompanhar presencialmente é preciso se inscrever.

Read More
EPPGG Francisco Gaetani, Presidente da ENAP, participa de painel com o jornalista Willian Waack sobre Governabilidade

Como anda a governabilidade do Brasil? A pergunta serviu de provocação para os debates do PainelWW, programa do jornalista William Waack, que teve o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Francisco Gaetani, atual Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como convidado. Além dele, fizeram parte do programa José Álvaro Moisés, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do grupo de trabalho sobre qualidade da democracia; e Milton Seligman, professor do INSPER e ex-Ministro da Justiça.

Read More
TV ANESP aborda Modalidade de Desestatização com os EPPGGs Dino Batista e Fernando Soares, ao vivo, nesta terça (15)

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Dino Batista e Fernando Soares são os convidados do Presidente da ANESP, Alex Canuto, para debater Modalidades de Desestatização. O evento da TV ANESP será transmitido ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (15), a partir das 19h.

Read More
EPPGGs em destaque na programação desta quarta (9) do workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022)"

A Frente Nacional de Prefeitos (FPN) realiza nesta quarta-feira (9), das 9h às 18h, em Niterói (RJ), o workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022). Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Ciro Crisho, Cristiano Heckert, Francisco Gaetani, Giovana Victer e Guilherme Almeida estão escalados para os debates.

Read More