Posts in Clipping
Abertas as inscrições para Seminário sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público

Compreender a eficácia de mecanismos seletivos que poderiam ser utilizados em concursos públicos. Esse é um dos objetivos principais do Seminário de Gestão de Pessoas sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público. O evento será realizado dia 27 de setembro, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e está com inscrições abertas.

Read More
Planejamento lança o aplicativo Sigepe Gestor

O gerenciamento da força de trabalho dos diversos órgãos do governo federal será simplificado com o lançamento, nesta sexta-feira (6), do programa Sigepe Gestor pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O aplicativo, ainda em projeto-piloto no próprio ministério, vai permitir administrar de forma prática e ágil os servidores de uma unidade organizacional.

Read More
Enap investe em inovação na área jurídica e lança edital para seleção de bolsistas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) lançaram, nesta terça-feira (03), o Edital nº 39/2018. Serão concedidas até 5 (cinco) bolsas no âmbito do Programa Cátedras Brasil. Os interessados têm até o dia 17 de agosto de 2018 para apresentar as propostas de pesquisa, com foco em projetos de inovação.

Read More
Enap, Casa Civil e ABAR realizarão evento sobre Gestão do Estoque Regulatório

No âmbito dos trabalhos coordenados pela Casa Civil voltados à melhoria da qualidade regulatória, a Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), realizará uma série de eventos ao longo de 2018, com o objetivo de apresentar e discutir casos de boas práticas já implementados ou em fase de implementação, em diferentes agências reguladoras federais e outros órgãos reguladores.

Read More
Órgãos públicos não poderão exigir documentos que já constem de base de dados

Portaria assinada nesta segunda-feira (25) pelos ministros do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosario, determina que os órgãos públicos não poderão exigir dos usuários atestados, certidões ou outros documentos que constem em base de dados oficiais da administração pública.

Read More
Órgãos públicos funcionarão durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Em função de liminares judiciais que concederam a algumas categorias de servidores a faculdade de trabalharem ou não no horário dos jogos do Brasil na Copa 2018, e para manter a uniformidade e a racionalidade no funcionamento dos mais de 200 órgãos da Administração Pública Federal (APF), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) editará nova portaria estabelecendo horário especial de expediente, requerendo a compensação das horas não trabalhadas.

Read More
Servidores públicos não podem gerir ou administrar empresas

As regras e orientações para impedir que servidores públicos federais participem da gerência ou da administração de empresas foram estabelecidas, na segunda-feira (18), pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A medida regulamenta o estabelecido na Lei nº 8.112, de 1990. A Portaria Normativa nº 6 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Read More
Enap lança Informe de Pessoal

O Informe de Pessoal foi lançado nesta quinta-feira (14), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e da Universidade de Brasília (UnB). O estudo traz uma análise estatística dos dados sobre pessoal civil ativo do Poder Executivo Federal, agrupados em órgãos superiores, em cinco recortes: escolaridade; remuneração; cargos e funções, gênero; raça e cor.

Read More
Como liderar em contextos multigeracionais será tema de curso na Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, nos dias 19 a 21 de junho, o curso Liderando Diferentes Gerações. A atividade, que faz parte do Programa de Altos Executivos da Escola, será ministrada pelo professor Mark Levin, associado clínico da Escola de Gestão Pública e Ambiental (SPEA) da Universidade de Indiana, com vasta experiência profissional em gestão de governos locais e experiências de ensino em gestão pública e orçamento governamental.

Read More
Planejamento estabelece horário especial durante jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2018

O expediente dos servidores públicos federais terá horário excepcional durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Fifa 2018. A medida foi estabelecida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Segundo a Portaria 143, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira, dia 4 de junho, serviços considerados essenciais não serão interrompidos.

Read More
Enap realizará curso internacional “Da avaliação de impacto ao desenho da política: evidências, validade externa e formulação de políticas públicas”

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizará, no período de 4 a 8 de junho, o Curso Internacional Da avaliação de impacto ao desenho da política: evidências, validade externa e formulação de políticas públicas. A atividade será ministrada por Martin J. Williams, professor associado em Gestão Pública na Escola de Governo de Blavatnik (Blavatnik School of Government – BSG) da Universidade de Oxford.

Read More
Vem aí o Seminário Insights Comportamentais e Políticas Públicas

Promover o diálogo entre especialistas do governo, academia e terceiro setor que utilizam ciências comportamentais para aprimorar políticas públicas e debater como essa agenda pode ser difundida no país. Esses são  objetivos centrais do Seminário Insights Comportamentais e Políticas Públicas, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Read More
Gestores públicos podem acompanhar oportunidades de convênios em aplicativo móvel

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou novo aplicativo móvel para aprimorar a gestão das transferências voluntárias da União e ampliar a transparência e a efetividade das políticas públicas. O APP Siconv Convenente é voltado prioritariamente para o público captador de recursos federais como governadores, prefeitos e Organizações da Sociedade Civil (OSC), mas também pode ser acessado por qualquer cidadão.

Read More
Próxima edição do Sexta com Debate traz como tema a judicialização das políticas públicas

Brasília – O próximo encontro do Sexta com Debate ocorrerá no próximo dia 25 e traz como tema a judicialização das políticas públicas. A discussão vai abordar o fenômeno e suas diversas abordagens, buscando uma melhor compreensão sobre o processo. Os debatedores dessa edição serão a professora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Júlia Ximenes e o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Nilo Luiz Saccaro.

Read More
Enap oferta Licença Capacitação para integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – está ofertando a Licença Capacitação Enap, com o objetivo de propiciar oportunidades de desenvolvimento profissional a servidores públicos federais, por meio de cursos e atividades práticas em visitas técnicas.

Read More
Enap e UNFPA abrem vagas para consultoria

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) estão com oito vagas abertas de consultoria individual. As inscrições vão até o dia 20 de maio. As consultorias contribuirão para a realização de Pesquisa Demográfica e de Trajetória Profissional e para a elaboração do estudo Mapeamento de competências de 3 (três) carreiras de servidores públicos federais pré-definidas.

Read More
Abertas inscrições para Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Brasil 2018

Estarão abertas, a partir desta segunda-feira (07), as inscrições para a 1ª Edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Brasil 2018. A premiação é uma iniciativa do governo federal e será concedida bienalmente, até 2030, premiando projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas alinhadas aos ODS, em vigor, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas.

Read More