Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços oferece oportunidade com DAS 1 para EPPGG

Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) com formação acadêmica em ciências humanas ou exatas interessado em atuar no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços com Building Information Modelling (BIM) têm até seis de agosto para se candidatar à vaga aberta na Coordenação-Geral das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e de Bens de Consumo. O ocupante do cargo receberá DAS 1 ou equivalente.

Read More
Associados da ANESP que são pré-candidatos a cargos eletivos podem participar de ações de apoio do Fonacate e da Pública - Central do Servidor

Seguindo o procedimento aplicado pela ANESP em eleições anteriores, a Associação convida os EPPGGs associados que são pré-candidatos ou que têm confirmada a candidatura a cargos eletivos nas eleições de 2018 a informarem à entidade seu nome, partido e cargo ao qual concorrem ou pretendem concorrer. As informações serão enviadas ao Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e à Pública - Central do Servidor para que integrem a lista de servidores candidatos que serão apoiados pelas entidades e participarão de eventos de promoção de suas campanhas.

Read More
Fonacate aumentará ações sobre reforma administrativa e migração para a previdência complementar

Em Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), as entidades que compõem o grupo, entre elas a ANESP, aprovaram a realização de ações sobre temas sensíveis para o funcionalismo público, que estão na pauta do governo para os próximos meses.

Read More
Terceiro episódio do "Meritocracia em Foco” está disponível na fanpage EPPGG

A ANESP disponibilizou, na última quarta-feira (18), na fanpage EPPGG, o terceiro programa da série “Meritocracia em Foco”. No novo episódio, o Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, entrevista a consultora em gestão e Mestre em Administração Profissional, Neuza Chaves.

Read More
Enap disponibiliza para download o relatório "Capacidades estatais para produção de políticas públicas"

O relatório compreende uma série de evidências coletadas para o estudo destas capacidades, proporcionando aos gestores e um mapeamento completo das diversas funções desempenhadas e como elas se agregam no cotidiano da Administração direta. Os resultados apresentados pretendem contribuir para desvelar as lacunas, problemas e soluções para a construção de capacidades no Governo Federal. Definir estratégias para o aprimoramento e ativação dessas capacidades pode ser um recurso útil para dirigentes criarem condições e ambientes institucionais sólidos para a produção de resultados em políticas públicas.

Read More
ENAP Lança "Dimensionamento na administração pública federal: uma ferramenta do planejamento da força de trabalho"

Este livro discute aspectos centrais relativos ao planejamento e dimensionamento da força de trabalho no contexto da administração pública federal (APF). Nesse contexto, é necessário primeiramente compreender o estado atual da gestão de pessoas na APF, que, sem dúvida, foi influenciado pelas decisões dos governos e gestores públicos que precederam os atuais.

Read More
Abertas as inscrições para Seminário sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público

Compreender a eficácia de mecanismos seletivos que poderiam ser utilizados em concursos públicos. Esse é um dos objetivos principais do Seminário de Gestão de Pessoas sobre Recrutamento e Seleção por competência no setor público. O evento será realizado dia 27 de setembro, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e está com inscrições abertas.

Read More
Enap lança segundo número da Revista do Serviço Público de 2018

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, nesta sexta-feira (29), o volume 69, nº 2, da Revista do Serviço Público (RSP). A publicação busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Read More
ENAP lança livro Burocracia e políticas públicas no Brasil

A evolução dos estudos sobre burocracia e políticas públicas no Brasil tem sido marcada por aproximações e distanciamentos. Se, até os anos 1980, o tema da burocracia tinha centralidade na agenda de estudos que visava à compreensão dos processos decisórios do Estado brasileiro, no período pós-onstituição de 1988, este tema cede espaço para outros como federalismo, participação social e relações Executivo-Legislativo.

Read More
ANESP lança segundo episódio da série “Meritocracia em Foco”

A ANESP disponibilizou na fanpage EPPGG o segundo programa da série “Meritocracia em Foco”. Apresentado pelo presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, o novo episódio tem como entrevistado o professor e especialista em gestão de pessoas, autor de cinco livros na área, Marcelino Tadeu de Assis.

Read More
Debate no Inep abordará "Sistemas de Previdência: o que esperar do futuro"

Na próxima terça-feira (17), às 14h30, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Associação dos Servidores do Inep (AssInep) realiza o debate "Sistemas de Previdência: o que esperar do futuro?”.

Read More
Assembleia debate Portaria de movimentação de servidores e outros pontos de interesse da carreira

A ANESP realizou, na tarde desta quinta-feira (12), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Assembleia Geral para discutir tópicos variados relacionados aos servidores públicos, ao Ciclo de Gestão, à carreira de EPPGG e à Associação.

Read More
LDO é aprovada sem veto de reajustes a servidores

Em votação finalizada na madrugada do dia 12, o Congresso Nacional derrubou a proibição, prevista no texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de reajustes em 2019 para servidores públicos e de criação de novos cargos públicos no mesmo ano. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, acompanhou, no Plenário da Câmara, a sessão conjunta do Congresso Nacional que aprovou a LDO.

Read More
Fonacate e Pública realizam mobilização contra itens polêmicos da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e a Pública - Central do Servidor, entidades às quais a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) é filiada, realizaram manifestação nesta quarta-feira (11) contra o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2019. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, esteve presente no ato.

Read More