Posts in Posicionamentos
Fonacate emite Nota Pública em repúdio à MP 805 que suspende parcela do reajuste salarial e aumenta alíquota previdenciária

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (3) nota à imprensa e à sociedade expressando repúdio à Medida Provisória (MPV) 805/2017, assinada pelo presidente Michel Temer na última segunda-feira (30), que suspende a recomposição salarial outorgada por lei a diversas categorias que compõem o serviço público federal e também aumenta a alíquota de contribuição previdenciária do funcionalismo. A ANESP é uma das entidades signatárias.

Read More
Fonacate: Carreiras de Estado emitem Nota Pública em protesto a ataques do deputado federal Bonifácio de Andrada

Em nota pública divulgada para a imprensa e toda a sociedade nesta terça-feira (17), o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) protesta contra os ataques do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB/MG), que ao apresentar seu parecer pela rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, no dia 10 de outubro, afirmou que o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Advocacia Geral da União e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, ou cometem excessos em suas competências constitucionais e legais, ou não as exercem com eficiência.

Read More
Site Portal 360, do jornalista Fernando Rodrigues, publica artigo “Michel Temer e suas 2 equipes econômicas” assinado pelo Presidente da ANESP

O portal de notícias Poder 360, de propriedade do jornalista Fernando Rodrigues, publicou, no sábado 23, artigo do Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, com o título "Michel Temer e suas 2 equipes econômicas".

Read More
Primeira edição do Diálogos ANESP debate Reforma da Previdência com especialistas em São Paulo

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) estreou o Diálogos ANESP nesta segunda-feira (18). Realizado em São Paulo, o tema em debate foi Reforma da Previdência e foi transmitido ao vivo pela internet, por meio da página dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) no Facebook.

Read More
Carta Aberta ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), conforme deliberação de Assembleia Geral aberta em caráter permanente desde o dia 17 de agosto, torna pública Carta Aberta ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. O documento foi elaborado pelo Comitê de Crise criado pelos EPPGGs, em resposta às medidas anunciadas pelo governo federal no dia 15 de agosto.

Read More
Fonacate lança campanha de mídia contra o desmonte do Estado

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, nesta terça-feira (5), campanha institucional denunciando os prejuízos à sociedade e ao país decorrentes das medidas anunciadas pelo governo federal que atacam duramente o serviço público. Com o tema “Destruir o serviço público é atacar o cidadão”, a campanha começou a ser veiculada na quarta-feira (6) na Globo News e nas redes sociais.

Read More
Em Nota Pública, Carreiras de Estado repudiam estratégia do governo de culpar servidor pela crise econômica

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira (1º) nota à imprensa e à sociedade repudiando a estratégia adotada pelo governo federal em anunciar cortes no serviço público juntamente com a revisão da meta fiscal, na tentativa de propagar a ideia de que o servidor é o culpado pela crise econômica. 

Read More
ANESP participa do Dia Nacional de Protestos

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) participou ativamente do Dia Nacional de Protestos convocados para esta quarta-feira (30). As atividades envolveram ato público, reunião com representantes do governo, atendimento à imprensa e reuniões entre os representantes das carreiras de estado no âmbito do Ciclo de Gestão e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Read More
Após reunião com o governo, representantes da Carreiras de Estado prometem reações mais fortes

As lideranças das carreiras de Estado terminaram a série de reuniões com o Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP), Augusto Chiba, realizadas ao longo desta quarta-feira (30), Dia Nacional de Protesto, prometendo reações mais duras contra o pacote anti-servidor. Alex Canuto, Presidente da ANESP, representou os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no encontro.

Read More
Em vídeo, lideranças das carreiras de Estado relatam indignação após reunião com o Ministério do Planejamento

O Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP), Augusto Chiba, após o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) convocar Dia Nacional de Protesto para esta quarta-feira (30), convidou os líderes das entidades representativas dos servidores públicos afetados pelo pacote anti-servidor apresentado pelo Ministro do Planejamento Dyogo Oliveira no último dia 15 de agosto. A reunião serviu apenas para repetir o conteúdo do pacote, que foi defendido sem qualquer estudo técnico que o embase, e ouvir as reclamações dos representantes das entidades. Nenhum dos presentes na reunião concordou com qualquer das medidas anunciadas.

Read More
Presidente da ANESP defende servidores públicos em debate na Pública - Central do Servidor

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, participou, na noite de terça-feira, do Pública Debate: Reação e Mobilização contra as Medidas do Governo Federal que atingem as carreiras públicas. O evento foi organizado pela Pública - Central do Servidor, entidade à qual a ANESP é afiliada.

Read More
Folha Online publica artigo “Governo joga para a torcida ao invés de enfrentar o problema" assinado pelo Presidente da ANESP

O blog Frederico Vasconcelos do site da Folha de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (21), artigo assinado pelo Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto.

Read More
EPPGGs criam Comitê para redigir Carta Aberta; Assembleia Geral Extraordinária fica aberta em caráter permanente

Os mais de 50 Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) presentes à Assembleia Geral Extraordinária desta quinta-feira (17), realizada no Anfiteatro B da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), debateram a MP 792/2017 e as medidas anunciadas pelo governo federal na última terça-feira (15).

Read More
ANESP participa, na próxima terça (22), do Pública Debate: Reação e Mobilização contra as Medidas do Governo Federal que atingem as carreiras públicas

A Pública - Central do Servidor realiza, nesta terça-feira (22), a partir das 18h, debate com transmissão ao vivo sobre as mobilizações contra as medidas anunciadas pelo Governo Federal contra o serviço público. O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, é um dos debatedores convidados.

Read More
Adiamento dos reajustes: Ciclo de Gestão apresenta Notificação Extrajudicial ao MP

As entidades representativas das carreiras que compõem o Ciclo de Gestão (AACE, ASSECOR, ANESP, AFIPEA e UNACON) apresentaram, no fim da tarde desta quarta-feira (16), notificação extrajudicial ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), diante da ampla divulgação da possibilidade de adiamento dos reajustes salariais de 2018 e 2019 dessas carreiras.

Read More
Adiamento dos Reajustes: ANESP e Carreiras de Estado preparam ações conjuntas

Na tarde desta terça-feira (15), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) e demais carreiras de Estado, no âmbito do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), definiram respostas iniciais às medidas contra os servidores públicos anunciadas pelo governo. Será divulgada nota de repúdio conjunta, organizado calendário de mobilizações, convocadas coletivas de imprensa, além de denúncias a organismos internacionais e ações judiciais.

Read More
Ciclo de Gestão emite nota pública sobre os movimentos de paralisação desta sexta (30)

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas (ANESP), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) e a Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea), entidades que compõem o Ciclo de Gestão, publicaram nota pública conjunta sobre a greve geral convocada para esta sexta-feira (30).

Read More
Em Assembleia, associados aprovam conteúdo da nota contra a Reforma da Previdência e encaminham propostas ao estatuto da Fenagesp

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) se reuniu, nesta quarta-feira (21), em Assembleia Geral Extraordinária, no Palácio da Justiça, em Brasília. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, e o Diretor de Assuntos Profissionais, Paulo Paiva, representaram a Diretoria.

Read More
Presidente da ANESP participa de audiência pública na CPI da Previdência

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto participou, na tarde desta segunda-feira (12), a convite do senador Paulo Paim (PT/RS), de audiência pública da CPI da Previdência destinada a ouvir as centrais sindicais, representando a Pública Central do Servidor, entidade à qual a ANESP é filiada. A CPI tem o objetivo de investigar a contabilidade da Previdência Social e esclarecer as receitas e despesas do sistema.

Read More
ANESP protocola ofício no Planejamento sugerindo procedimentos para preservar a integridade física de servidores em dias de manifestações

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) protocolou, nesta sexta-feira (25), ofício ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) sugerindo a adoção de procedimentos para a preservação da integridade física de servidores públicos que atuem próximo a locais de manifestações, incluindo se necessário a dispensa prévia de assinatura de ponto.

Read More