Enap lança capacitação para chefes de gabinete e assessores de ministros

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, nesta sexta-feira (07), capacitação para chefes de gabinete e assessores de ministros. A primeira fase da atividade inclui cinco encontros com chefes de gabinete e tem o objetivo de preparar os participantes para situações concretas dos cargos que ocupam. Na sequência, acontecerão cursos voltados para assessores de comunicação, assessores das área jurídica e internacional e auditores internos.

Read More
Presidente dá posse a Dyogo Oliveira como ministro do Planejamento

O presidente Michel Temer deu posse, na tarde desta quarta-feira (5), a Dyogo Oliveira como ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro agradeceu a confiança do presidente para a indicação. “Queria agradecer o voto renovado de confiança e assegurar que vou trabalhar para honrar esta confiança. O Brasil está designado a ser uma grande nação e vamos continuar trabalhando com humildade e dedicação, ânimo e otimismo, para que este designo seja cumprido”, disse Oliveira.

Read More
8ª edição do G.N Papo debaterá o uso da tecnologia para engajar os cidadãos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoverá, na próxima quinta-feira (13), a oitava edição do G.N Papo – Conversa com Inovadores. Na ocasião, o diretor-executivo da MGov Brasil, doutor em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard e professor da Universidade de Zurich, na Suíça, Guilherme Lichand, vai abordar o uso da tecnologia certa para engajar cidadãos e avaliar impactos das políticas públicas. A atividade acontecerá às 9h30, no Espaço Nexus, na Enap. A entrada é franca.

Read More
II ConPÚBLICA recebe artigos até dia 14 de abril

O II Congresso Brasileiro de Políticas Públicas e Gestão Governamental (ConPÚBLICA) está recebendo artigos científicos para apresentação durante o congresso até o próximo dia 14. Os desafios do gestor público em um cenário de limites e amarras legais é o tema do evento, que será realizado nos dias 4 e 5 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Serão aceitos trabalhos com os temas Políticas Sociais; Eficiência nos gastos públicos; Controle interno da Administração Pública e Temas transversais.

Read More
Decreto presidencial estabelece mínimo de 60% dos DAS 5 e 6, e de 50% dos DAS de 1 a 4, para servidores efetivos

A Presidência da República publicou, nesta segunda-feira 3 de abril, no Diário Oficial da União, o Decreto nº 9.021 modificando as regras para o provimento de cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superior - DAS. Sob a nova redação, 50% dos DAS de 1 a 4, e 60% dos DAS 5 e 6, passam a ser destinados exclusivamente a servidores de carreira. Antes não havia percentual mínimo para a ocupação de efetivos nos DAS 5 e 6.

Read More
Enap abre inscrições para 19 cursos gratuitos a distância

Estão abertas as inscrições para 19 cursos a distância ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As capacitações, que acontecem nos meses de abril, maio, junho e agosto, são gratuitas e com direito a certificado de conclusão. A ação tem o intuito de proporcionar acesso à educação de qualidade, por meio de novas tecnologias de informação e de comunicação, a um maior número de servidores públicos localizados em todo o país.

Read More
Enap publica primeiro número da Revista do Serviço Público de 2017

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publica, nesta sexta-feira (31), o volume 68, nº 1, da Revista do Serviço Público (RSP). Esta edição marca o aniversário de 80 anos da publicação, que busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Read More
Columbia lança o Leadership in a Challenging Century, seu novo programa em gestão pública

Com duas semanas de duração, o Leadership in a Challenging Century é o novo programa em gestão pública da Columbia University. Lançado na última semana, o curso está formatado para treinos avançados para brasileiros que atuam no setor público. A primeira turma estudará em Nova Iorque, entre 10 e 21 de julho deste ano. As inscrições estão abertas até 25 de abril.

Read More
Sexta com Debate aborda eficiência técnica e heterogeneidade tecnológica no nordeste brasileiro nesta sexta (7)

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (SAGI/MDSA) discute, nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, a Eficiência Técnica e Heterogeneidade Tecnológica na Agropecuária das Regiões Semiárida e Não Semiárida do Nordeste Brasileiro. Esta edição do Sexta com Debate será novamente realizada no Auditório da SAGI, no 3º andar do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Não é preciso se inscrever para participar.

Read More
EPPGG Dyogo Oliveira é confirmado no cargo de ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 4ª Turma Dyogo Henrique de Oliveira foi confirmado pela Presidência da República, por meio de nota, como Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão efetivo. Associado à Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Dyogo ocupava o cargo interinamente desde maio de 2016. A nomeação ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Read More
Em 12 de abril, na Câmara dos Deputados, ANESP realiza Seminário sobre crescimento econômico, melhoria da gestão pública e análise previdenciária

A combinação das demandas para o crescimento econômico,  melhoria da gestão pública, e a relevância destas na questão previdenciária, são os temas a serem abordados no Seminário Caminhos para a Retomada do Crescimento Econômico, Melhoria da Gestão Pública, e Análise da Questão Previdenciária. A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realiza o evento no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, entre 13h30 e 18h, no dia 12 de abril.

Read More
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços oferece 8 oportunidades para mobilidade de EPPGGs

Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) interessados em atuar no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços têm até 10 de abril para se inscreverem em processo seletivo aberto pelo órgão. São seis oportunidades para o Departamento de Competitividade Internacional em Comércio e Serviços e duas para o Departamento de Políticas de Comércio e Serviços.

Read More
ENAP: Nove cursos gratuitos a distância encerram as inscrições nos próximos dias

Encerram-se, nos próximos dias, as inscrições para nove cursos a distância ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As capacitações são gratuitas e com direito a certificado de conclusão. A ação tem o intuito de proporcionar acesso à educação de qualidade, por meio de novas tecnologias de informação e de comunicação, a um maior número de servidores públicos localizados em todo o país.

Read More
Sistema irá agilizar tramitação de portarias interministeriais

Para agilizar a tramitação de portarias interministeriais, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) disponibilizou, nesta sexta-feira (24), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para Atos Interministeriais. A partir de agora, estes documentos poderão ser analisados e assinados simultaneamente em diferentes ministérios. Com o lançamento da solução, não será mais necessário utilizar papel nestes processos.

Read More