Posts in Capacitação
ENSP abre inscrições para Especialização em Direitos Humanos e Saúde

Estão abertas as inscrições para a especialização em Direitos Humanos e Saúde de 2024 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). A iniciativa busca promover a construção do conhecimento no campo de Direitos Humanos e Saúde. Visa também educar, formar e aperfeiçoar profissionais das Ciências da Saúde e Jurídicas. Ao todo, são 20 vagas, sendo 30% delas destinadas a ações afirmativas. Os interessados podem se inscrever até 19/1 por meio da plataforma Siga LS.

Read More
Com apoio da ANESP, 1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado ocorrerá em novembro

A ANESP é uma das apoiadoras do 1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado, marcado para ocorrer nos dias 13 e 14 de novembro na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF. O objetivo do encontro é debater a representação de mulheres na administração pública e a construção de uma agenda de paridade de gênero nas carreiras de Estado.

Read More
Com foco em servidores das três esferas, Enap e MDS lançam MBA em Políticas Sociais

Com foco na capacitação de servidores federais, estaduais e municipais que atuam na rede da assistência social, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) celebraram recentemente um acordo para a realização de uma Pós-Graduação Lato Sensu (MBA) em Políticas Sociais.

Read More
Saúde mental volta ao foco do Ciclo de Desenvolvimento e Interação

O Ciclo de Desenvolvimento e Interação – projeto realizado pela Gerência Geral da ANESP em parceria com as equipes do Fonacate, Unacon, Invicta e Sindilegis – segue em atividade. Nesta semana, mais um workshop foi concluído com participação de colaboradores de entidades associativas e sindicais. O foco esteve na saúde mental no ambiente de trabalho, passando pela gestão de conflitos e comunicação não violenta.

Read More
Iniciativa de ANESP e Abraji, curso de políticas públicas para jornalistas inicia sua 3ª edição

Teve início nesta terça-feira (19/09) a terceira edição do curso gratuito “Políticas Públicas para Jornalistas”, realização conjunta de Anesp e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Na abertura, Elizabeth Hernandes, presidenta da Anesp, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse curso se inspira em nossa vocação de construir cidadania e democracia, por meio de uma ação que qualifica o trabalho de um outro grupo também especialista em democracia, que são os profissionais da comunicação”. 

Read More
PP para Jornalistas: curso encerra matrículas com mais de 1,5 mil inscrições

Estão encerradas as inscrições para a terceira edição do curso “Políticas Públicas para Jornalistas”. No total, 1.550 pessoas se matricularam para acompanhar as aulas sobre conceitos e objetivos das políticas públicas, percorrendo assuntos como indicadores, desenho e dimensionamento, bases de dados e fontes de informação, orçamento e financiamento, mapeamento de meios e insumos, além de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Read More
Unidade de ciências comportamentais é lançada com palestra de Pelle Hansen

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) promove no próximo dia 19/09, a palestra "Do conceito à ação: como usar Insights Comportamentais para solucionar problemas em governo” com Pelle Hansen, cientista comportamental do INudgeYou (Dinamarca). Hansen é autor da BASIC, metodologia adotada e difundida pela OCDE para aplicar ciências comportamentais a políticas públicas, e que revela insights valiosos sobre seu uso e como podem transformar a administração pública.

Read More
EPPGGs participam de programa sobre Primeira Infância em Harvard

Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard em parceria com o Insper, aconteceu na última semana, entre 14 e 18 de agosto. Os EPPGGs Rogério da Veiga (Casa Civil/PR) e Bruna Bastos (Sagicad/MDS) representaram seus respectivos órgãos. 

Read More
Oportunidade de intercâmbio: embaixada da França oferece capacitação para servidores brasileiros

Em evento realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na última 4ª feira (3/5), a embaixada da França no Brasil apresentou uma série de oportunidades de capacitação para servidores públicos brasileiros junto ao Institut National du Service Publique (INSP), escola de governo dedicada ao recrutamento e treinamento de executivos e gerentes na França.

Read More
EPPGG produz estudo inédito que traça o perfil das OSCs criadas nos últimos 120 anos

O estudo – produzido pela EPPGG e pesquisadora do Ipea Janine Mello e por Ana Camila Ribeiro, consultora da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) – estima que entre as OSCs hoje ativas, 38% são voltadas a atividades de defesa de direitos e interesses, e 27% para atividades de natureza religiosa.

Read More