Pela primeira vez no Rio de Janeiro, lançamento da ResPvblica lota auditório da FGV e surpreende

O associado Renato Cader palestrou sobre sua experiência em Compras Públicas Sustentáveis. Foto: Filipe Calmon / ANESP

O associado Renato Cader palestrou sobre sua experiência em Compras Públicas Sustentáveis. Foto: Filipe Calmon / ANESP

O evento de lançamento da ResPvblica Vol 14 n 1 - Jan/Jun 2015 no Rio de Janeiro foi uma noite memorável. A alegria, os abraços, o auditório  lotado e o alto nível do debate sobre Compras Públicas Sustentáveis (tema de um dos artigos publicados nesta edição da revista), deixaram em todos os presentes um gosto de quero mais. Foi essa a impressão que ficou junto a EPPGGs, diretores da ANESP, alunos e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV),  em relação ao encontro realizado na noite desta quarta-feira (13), na Praia de Botafogo.

A Vice-Presidente da ANESP, Aleksandra Santos, o Diretor Sócio-Cultural, Jeovan Silva, e o Diretor de Assuntos Jurídicos, Alex Canuto, representaram a Diretoria da ANESP no evento. O EPPGG Renato Cader  foi responsável pelo olhar do administrador público sobre Compras Públicas Sustentáveis. João Saraiva  fez o contraponto ao relatar sua experiência como Gerente de Suprimentos do Comitê Rio 2016. O mediador do debate foi o coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV, Professor Roberto Pimenta. 

"O evento superou as expectativas. A calorosa recepção dos associados foi bastante motivadora e demonstrou a necessidade de nos aproximarmos mais com os associados que estão fora de Brasília. São gestores que costumam enfrentar, muitas vezes, desafios ainda mais complexos no cotidiano da gestão pública, uma vez que lidam com recursos humanos e materiais bem mais escassos e, portanto, precisam ser mais apoiados e valorizados”, afirmou Jeovan Silva. 

Para a EPPGG Giovanna Victer, atual Secretária de Planejamento da Prefeitura de Niterói, o evento trouxe diversas oportunidades. “Eu achei muito bacana essa iniciativa. Foi uma delícia o evento, poder rever amigos num ambiente acadêmico. Além de matar a saudade das pessoas, debatemos em alto nível problemas e soluções de administração pública. Foi muito bom. Sentimos falta desse tipo de evento. Com certeza valeu a pena ter vindo e já espero pelo próximo”, assegurou. 

André Lacerda, da 6ª Turma, está no Rio de Janeiro desde 2006 e comemorou a iniciativa. “A gente se sente meio órfão aqui, por causa do distanciamento físico. Essa aproximação só tem agregar nós que estamos na ponta. Eu tinha muita saudade desses eventos de lançamento da ResPvblica, da época que eu morava em Brasília. Vamos ver se a gente traz mais eventos para cá, quem sabe uma festa com o pessoal de Brasília aqui no Rio?”, projetou.

O Diretor Jeovan Silva percebeu que o desejo do André e da Giovana é comum aos EPPGGs que trabalham no Rio de Janeiro, o que merece uma resposta da ANESP. "Abre-se uma importante janela de oportunidade para fomento de ações da ANESP no que tange à troca de experiências e, sobretudo, na criação de canais de diálogo em temas específicos de gestão. Vamos nos esforçar para voltarmos ao Rio com mais frequência daqui pra frente”, disse.

Estiveram presentes no auditório da FGV mais de 60 pessoas. Praticamente a metade delas de alunos do Mestrado em Administração Pública da FGV e a outra de EPPGGs residentes no Rio de Janeiro. A expectativa inicial era de que cerca de 30 interessados fossem atraídos, mas mesmo com menos de uma semana de divulgação foi necessário reabrir as inscrições para a oferta de mais vagas.

Carla Souza, Capitã da Aeronáutica, é aluna do mestrado e ficou encantada com a ResPvblica. Ela foi atraída ao evento pelo tema da palestra e saiu surpreendida pelo artigo escrito pela EPPGG Larissa Carolina Loureiro Villarroel e pela palestra do Renato Cader. “Acho o tema de compras sustentáveis muito interessante. Aqui no Brasil somos incipientes ainda nesse tipo de estudo. Fiquei impressionada com a revista, com o artigo. Achei fantástico porque liga o mundo acadêmico com a experiência profissional, com a prática. Depois, ouvindo o Renato falar sobre o tema vi que tem coisa muito boa acontecendo. Trabalho como gestora na Aeronáutica e saio daqui com a certeza de ter aprendido  bastante”, elogiou a militar. 

Para além do contato direto com os associados, o evento também foi um sucesso do ponto de vista acadêmico, tendo em vista a boa impressão causada junto à FGV. A instituição sinalizou interesse em repetir a parceria com a ANESP para eventos similares.  

“Sem dúvida nenhuma o evento foi um grande sucesso. Temos o costume de fazer encontros como esses aqui na FGV e, geralmente, temos presentes 20, 30 pessoas. Superou nossas expectativas. Ficamos muito contentes não somente pelo número de presentes, mas principalmente pela qualidade da participação. Tivemos que interromper as inscrições para perguntas senão ficaríamos debatendo aqui hoje indefinidamente”, comemorou Roberto Pimenta.

ResPvblica

A Respvblica é uma publicação gratuita editada pela ANESP desde setembro de 2002. Esta revista tem por objetivo estimular debates, principalmente nas áreas de Administração, Gestão e Políticas Públicas, por meio da divulgação de trabalhos produzidos por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e outros especialistas. As edições desta revista são lançadas semestralmente.

Clique aqui e confira as edições digitais e mais informações sobre a ResPvblica.


Galeria de fotos

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos do evento no Flickr da ANESP.