Em evento do Fonacate, José Serra defende meritocracia, concursos e qualificação do servidor

Realizado em São Paulo pelas entidades representativas de carreiras típicas de Estado, entre elas a ANESP, encontro serviu para que o candidato tirasse dúvidas a respeito de sua posição em relação a algumas demandas do funcionalismo público

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) - entidade integrada pela ANESP - realizou ontem (29), em São Paulo (SP), um encontro com o candidato à presidência da república José Serra. Na ocasião, os representantes das carreiras exclusivas de Estado levaram ao presidenciável algumas das principais preocupações do funcionalismo público.

Um dos pontos abordados por Serra, que se declarou um “fanático por concursos”, foi a necessidade de o serviço público ser regido pela meritocracia. O candidato considera isso um meio de democratizar o acesso aos cargos mais elevados da Administração Pública. O presidenciável também defendeu a necessidade e de o servidor possuir um programa constante de qualificação e capacitação, o que daria maior estabilidade às instituições públicas e à economia nacional.

Serra aproveitou a ocasião também para criticar a quantidade de cargos de confiança na administração governamental direta federal. Para ele, esse é o principal causador do inchaço da máquina pública. “Nas agências, as indicações hoje são todas político-partidárias”, comentou.

O candidato afirmou também que deseja fazer no Brasil uma reforma previdenciária realista e que se sente mais confortável para mexer na idade do que na remuneração. “Sou a favor da aposentadora integral para os funcionários públicos, que também não precisam se aposentar com quarenta e poucos anos”, disse.

As candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva também foram convidadas a participar do evento do Fonacate, mas não compareceram por motivo de incompatibilidade de agenda.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP, com informações do jornal Valor Econômico