Edital Respvblica

I. A revista Res Pvblica é uma publicação, com periodicidade semestral, da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP). Tem natureza profissional e opinativa e, por objetivo, divulgar artigos, relatos de experiências, estudos de casos e resenhas de livros produzidas por membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (inclusive de carreiras equivalentes nas unidades da federação e no exterior), colaboradores e estudiosos de assuntos relativos a políticas públicas, gestão governamental, organização do Estado, economia do setor público e política.

II. Os textos recebidos são submetidos à comissão editorial, que é constituída especificamente para cada número e coordenada pelo editor da revista: o diretor de Estudos e Pesquisas da ANESP. As comissões são compostas por três integrantes com sólida formação.

III. A comissão selecionará os trabalhos tentativamente por consenso. As situações não consensuadas serão decididas pelo editor. São critérios para seleção dos trabalhos: relevância conjuntural, originalidade, consistência, coerência, clareza e objetividade. A Res Pvblica aceita somente trabalhos inéditos, em língua portuguesa, na forma de artigo.

IV. Ao editor reserva-se o direito de efetuar adaptações e alterações nos textos recebidos para adequá-los às normas editoriais da revista, respeitando o conteúdo e o estilo do autor.

V. O texto deve ter entre 25 mil e 50 mil caracteres, incluídos os espaços. Não deve conter qualquer tipo de formatação, hifenação ou tabulação, palavras em negrito ou sublinhadas. Se necessário, poderá ser utilizada fonte em itálico.

VI. O texto deve ser acompanhado de um resumo com aproximadamente 180 palavras. Deve ser enviado em arquivo de Word 7.0, ou em versão compatível, para o endereço eletrônico artigo@anesp.org.br, aos cuidados do editor. As referências do autor devem constar após o título do texto (nome, instituição, titulação).

VII. As notas devem figurar no final do texto, numeradas em ordem crescente e indicadas no corpo do artigo em algarismos arábicos, nos padrões da ABNT. A citação bibliográfica deve ser completa quando o autor e a obra forem indicados pela primeira vez. Ex.: REZEK, Francisco. Direito Internacional Público. 10 ed. São Paulo: Saraiva, p. 14, 2005. VIII. Nos casos de repetição, utilizar: REZEK, Francisco, op. Cit., p. 21.

VIII. A bibliografia é indispensável, devendo constar ao final do trabalho, em ordem alfabética, nos padrões ABNT, conforme exemplos listados abaixo:

Livro: WIEACKER, Franz. História do direito privado moderno. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Coletânea: MOTA, Lourenço Dantas (org.). Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico 1. 3ª ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.

Artigo em coletânea: ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Joaquim Nabuco. Um estadista no império. In: Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico 1. 3ª ed. São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2001.

Artigo em periódico: BARROSO, Luis Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do novo direito constitucional brasileiro. Revista Diálogo Jurídico. Salvador: ano I, vol. I, nº 6, set. 2001.
Arsky , Igor da Costa. Funcionário local com habilitação nacional: o modelo espanhol de profissionalização da administração pública municipal.Respvblica - Revista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Vol. 8 - No 1 Jan/Jun 2009 (86)

Tese acadêmica: SOUZA, Telma de. A tradição autoritária brasileira e a esquerda. Tese (Doutoramento em Ciência Política), Universidade de São Paulo, São Paulo.

IX. O autor do texto publicado terá direito a dez exemplares da revista.

X. A recepção de trabalhaos para inclusão na Res Pvblica se dá em qualquer período do ano pelo e-mail artigo@anesp.org.br. A inclusão dos textos aprovados na edição a ser lançada depende do volume de trabalhos recebidos. Caso não haja vaga, eles são inseridos nos volumes subsequentes.

XI. Informações adicionais sobre a revista, bem como os números publicados, estão disponíveis na pagina www.anesp.org.br.