Sumário Executivo
É isto, chegamos ao fim do nosso mandato. Foram quase dois anos de muito trabalho e esperamos ter conseguido atender à sua expectativa. Olhando daqui, valeu. Valeu ver um concurso impróprio ser enterrado, ver o fim do Proim, ver a antiga secretária da SEGEP, que em muitos momentos dificultou a vida dos nossos colegas, sair do cargo após pressão da Anesp. Valeu ver o reconhecimento da licença maternidade pra fins de estágio probatório. Valeu ver a Ana Maria Mesquita conseguir voltar para o mestrado em Buenos Aires. Ver do celular o novo site Anesp se multiplicando pelo Facebook, agora com espaço próprio de debate. Valeu ver um sindicato nascer e logo criar laços com carreiras que tão bem nos acolheram. Valeu pelas vitórias na justiça, no TCU, valeu iniciar uma aproximação profissional junto ao parlamento. Valeu ter dado aumento a todos os nossos funcionários (mega merecido) sem qualquer aumento na sua mensalidade. Valeu ver a nossa festa virar uma festona. Valeu voltarmos a ter assento no Comitê Consultivo da Carreira. Valeu ver agora tantos colegas tão bem colocados. Quando chegamos, ninguém recebia a nossa carreira; hoje é a nossa carreira que tem o dever de bem receber todo mundo. Foi bom ver grandes universidades se aproximando, carreiras estaduais buscando tornar a força da Anesp realmente nacional. Foi bom manter a Respvblica e fazer o lançamento não só em Brasília, mas também no Rio de Janeiro. Sabe... visto daqui tudo valeu!
Mas, dentre tudo, o melhor foi contar com a sua confiança. Silenciosa muitas vezes, sempre presente, jamais esquecida. E nós temos uma coisa a dizer: obrigado! Obrigado mesmo por ter acreditado na gente. Sem a sua confiança, nada teria sido possível. Pode ter certeza disso. Nós temos! E para que você perceba o quanto agradecemos, o quanto a sua confiança permitiu fazer, eis a lista do que antes era promessa de campanha e agora é fato real:
Proposta 1. Mobilidade
Defender um modelo de atuação transversal da carreira de EPPGG, afirmando a mobilidade como valor essencial para a atuação da nossa carreira.
Resultados:
Proposta 2. Mobilização de Atores Estratégicos
Buscar aproximação com Secretários-Executivos ou cargos de natureza equivalente, com objetivo de avaliar a inserção dos membros da carreira, ouvir expectativas e propor linhas de ação conjuntas que garantam o desenvolvimento dos EPPGG em seus respectivos órgãos de atuação.
Resultados:
Proposta 3. Remuneração
Atuar fortemente com as demais carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro para garantir ganhos salariais. Para além dos ganhos corporativos, fomentar a elaboração de diretrizes gerais para a organização de carreiras no Poder Executivo, pré-requisito para maior racionalidade técnica no processo de negociação salarial.
Resultados:
- Aproximação do Ciclo de Gestão por meio de novo site do Ciclo e apoio conjunto ao prêmio Congresso em Foco
- Resultado previsto: aumento salarial acordado até o fim de 2015
Proposta 4. Formação e Aperfeiçoamento
Retomar diálogo com o Ministério do Planejamento e com a ENAP sobre a concepção norteadora dos cursos de formação e aperfeiçoamento, evidenciando diretrizes comuns e o desenvolvimento de competências específicas.
Resultados:
Proposta 5. Regulamentação da Capacitação
Propor nova regulamentação para os afastamentos decorrentes de participação em Programas de Pós-Graduação de Longa Duração que contemple a ampliação de áreas de estudo, assegure ao EPPGG afastado atuação em área correlata ao estudo desenvolvido quando do seu retorno e contenha mecanismos de monitoramento durante o período de afastamento.
Resultados:
Proposta 6. Capacitação
Fomentar arranjos locais construídos entre órgãos e servidores a fim de possibilitar oportunidades de treinamento mais eficientes que conciliem interesses entre servidor e a política pública específica.
Resultados:
- Apresentação de minuta de portaria sobre capacitação que permite afastamento de até um ano sem passar pela Segep
- ANESP garante participação de associada em mestrado
Proposta 9. Licença Maternidade
Articular com as demais carreiras para reivindicar que a licença maternidade seja considerada tempo de exercício também para fins de estágio probatório.
Resultados:
Proposta 10. Imagem da Carreira
Realizar esforços continuados e profissionais para divulgar a carreira internamente e para a sociedade.
Resultados:
- Parceria com Columbia
- Produção e lançamento de novo site
- Aumento do nº de acessos ao site e curtidas à fanpage da Carreira no Facebook
- ANESP cria biblioteca virtual
- Diretoria apoia seminário da ENAP sobre gestão pública e apresenta a carreira em vários eventos
- Resultado previsto: produção de banco de dados para a carreira
Proposta 12. Comitê Consultivo
Fortalecer o diálogo com o Comitê Consultivo da Carreira, assegurando a participação efetiva da ANESP em sua composição a partir de uma proposta de regulamentação de regimento interno do Comitê.
Resultados:
Proposta 14. Eleições Presidenciais
Propor agenda de gestão e submeter aos candidatos à Presidência da República em 2014.
Resultados:
Proposta 17. Diálogo com o Ministério do Planejamento
Reabertura de diálogo com o Ministério do Planejamento a partir de agenda que enfatize a melhoria da gestão da carreira com ênfase na regulamentação do Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental – previsto em 1998 – cujo objetivo é a proposição de diretrizes relacionadas ao gerenciamento da carreira de EPPGG por meio de um arranjo colegiado entre Órgão Supervisor e órgãos de atuação dos integrantes da carreira.
Resultados:
Proposta 19. Independência
O candidato a presidente da ANESP desta chapa se compromete a não assumir DAS enquanto estiver presidente da Associação.
Resultados:
- Presidente não assumiu cargo em comissão durante a gestão
Proposta 20. Finanças da ANESP
Manter e garantir economicidade nas finanças da ANESP.
Resultados:
Proposta 21. Convênios
Ampliação do leque de convênios.
Resultados:
Proposta 22. Respvblica
Consolidar na ResPvblica artigos acadêmicos publicados pelos EPPGG em periódicos nacionais e internacionais de referência, incluindo seções de opinião, resenhas ou entrevistas com integrantes da carreira.
Resultados:
Proposta 23. Violência no Trabalho
Criar orientação, prevenção e proteção contra violência no ambiente de trabalho (assédio moral, sexual, desrespeito).
Resultados:
Proposta 24. Votação Eletrônica
Assegurar prioridade às votações eletrônicas.
Resultados:
Proposta 25. Diálogo Internacional
Retomar diálogo acadêmico e profissional.
Resultados: