ANESP alia-se a entidades, funda "Frente Contra o Assédio no Serviço Público" e apoia movimento de servidoras da SPM
Como primeiro ato público, a Diretoria 2013-2015 participou, em dezembro de 2013, da criação da Frente Sindical e Associativa Contra as Formas de Assédio no Serviço Público. Denúncias sobre casos foram recebidas pela Associação, que ofereceu o apoio. O movimento tem o objetivo de mobilizar autoridades políticas, parlamentares e servidores para a luta contra variadas formas de violência no ambiente de trabalho.
Integram a Frente, além da ANESP, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), a Confederação dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunais de Contas do Brasil (Confelegis), o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público (Sinasempu); o - Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), o Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (Sindfazenda) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).
Em agosto de 2014, depois de procurada por servidores da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a Associação apoiou o movimento dos colaboradores que pediam medidas à Ministra Eleonora Menicucci contra casos de constrangimento vivenciados no ambiente de trabalho da SPM. Como resultado, foi instituído um Comitê de Execução da Política de Gestão de Pessoas da Secretaria, que tem como atribuição a elaboração de normas, padrões, metodologias, programas e projetos da política de gestão de pessoas na Pasta.
Artigos Relacionados