Associação

Edifício sede da ANESP.

Edifício sede da ANESP.

Fundada em 10 de maio de 1989, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) é uma entidade de direito privado, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, que congrega membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A Associação possui sede e foro em Brasília-DF e defende, atualmente, os interesses de quase 900 associados.

A ANESP é organizada com base em um Estatuto Social que resultou de deliberações ocorridas na Assembléia Geral de 11 de julho de 2005. Conforme este Estatuto, a Associação é composta por uma Assembléia Geral, uma Diretoria, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética.

Assembleia Geral congrega todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários e se encarrega de eleger a liderança da ANESP, composta pela Diretoria e os Conselhos. A Diretoria da ANESP é o órgão que gerencia a Associação. Seus membros são eleitos conjuntamente (em chapa) pelo voto majoritário da Assembléia Geral por um mandato de dois anos. Os conselhos Fiscal e de Ética são órgãos de fiscalização cujos membros são eleitos individualmente pela Assembléia Geral na mesma eleição da Diretoria por mandato idêntico. Todos os diretores e conselheiros são EPPGGs associados e atuam na condição de voluntários não-remunerados. A ANESP conta ainda com uma  equipe de profissionais apartidários que apoiam os trabalhos da Diretoria eleita.

Organograma

Clique no organograma para ampliar.